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dc.contributor.advisorGonçalves, Andréa Krügerpt_BR
dc.contributor.authorGriebler, Eliane Mattanapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87770pt_BR
dc.description.abstractA população com mais de 60 anos tem aumentado nos últimos anos e a mídia tem se interessado por este grupo. O objetivo dessa pesquisa foi identificar a representação social da atividade física para os idosos na mídia. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou o grupo focal como instrumento. Fizeram parte do estudo seis idosas de um programa de extensão de atividade física para pessoas idosas. Os critérios de seleção dos participantes foram: idade superior a 60 anos, freqüência de no mínimo 75% nas aulas, grupo etário e tempo de participação no projeto. A análise dos resultados baseou-se na análise de conteúdo com categorias temáticas. Foram encontradas 9 categorias: Meios de mídia; Necessidade de atualização; Expectativa de vida: país de idosos e demandas de atenção; Geração: visão de envelhecimento; Direitos do idoso, necessidade de auto-afirmação e valorização da juventude; Lazer para o idoso; Motivação de idosos para atividade física e reconhecimento das limitações, Associação entre atividade física e aceitação social; Associação da atividade física com saúde física (aptidão física) e saúde mental (disposição). A mídia foi presente no processo de formação da representação social da atividade física para os idosos e manifestou-se em todas as categorias.pt_BR
dc.description.abstractThe population over 60 years has increased in recent years and the media has been interested in this group. The objective of this research was to identify the social representation of physical activity for older people in the media. The study was qualitative and used the focus group. Participants were six elderly women in an extension program of physical activity for older people. The selection criteria for participants were: age over 60 years, often at least 75% in class, age group and time of participation in the project. The analysis was based on content analysis with thematic categories. We found 9 categories: Media; need updating; Life expectancy: country of elderly and demands attention; Generation: vision aging; Rights of the elderly, the need for self-affirmation and valorization of youth; Leisure for the elderly; Motivation for physical activity of elderly and recognition of limitations, Association between physical activity and social acceptance; Association between physical activity and physical health (physical fitness) and mental health (mood). The media was present in the training process of social representation of physical activity for the elderly and manifested itself in all categories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectElderlyen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectSocial representationen
dc.subjectMediaen
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.titleRepresentação social da atividade física para idosos : perspectivas na mídiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911738pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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