Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
dc.contributor.advisor | Gil, Juca | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Karen Morais dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T01:51:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/87751 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho propomo-nos à discussão acerca da necessidade de termos políticas de Ações Afirmativas em nosso país. Pontuamos a trajetória de exclusão da população mais pobre de direitos básicos, como à educação pública de qualidade. Expropriação de direito que tem início na educação básica e continuidade, se olharmos para quantos conseguem ingressar no ensino superior público. E resgatamos também para essa discussão a necessidade desse tipo de política para reverter o processo de marginalização do negro enquanto grupo étnico, em uma sociedade que foi fundada através da exploração da mão de obra escrava e alicerçada em uma ideologia racista. O Programa de Ações Afirmativas foi implementado na UFRGS no ano de 2007 e passa a ter validade já no vestibular de 2008 com a previsão de ter sua primeira avaliação após cinco anos da política. Durante a avaliação dessa política foram constatadas diversas debilidades do Programa, como a dificuldade de garantir ações de permanência que atinjam mais estudantes cotistas, e até mesmo uma crítica ao método de avaliação do desempenho através da TIM (Taxa de Integralização Média do curso). Após cinco anos o Programa ainda está se adaptando, enquanto isso, os cotistas estão entrando. Na Escola de Educação Física da UFRGS no ano de 2008 nos cursos de educação física – bacharel e licenciatura – ingressaram 158 estudantes, desses 108 pelo acesso universal e 48 egressos de escola pública e negros, respeitando os 30% previstos na decisão da política. Desses 158 estudantes que ingressaram 38 evadiram, 64 ainda se encontram matriculados e 54 são egressos, desses apenas dois licenciados. Averiguamos também em nosso trabalho que os estudantes cotistas de escola pública e autodeclarados têm mais dificuldade de seguir a seriação proposta pelo Portal do Aluno e também maior índice de reprovações nas disciplinas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.title | Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911877 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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