Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGiordani, Liliane Ferraript_BR
dc.contributor.authorNorling, Priscilla da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:34Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87739pt_BR
dc.description.abstractA dança é uma das manifestações da cultura ouvinte e, neste sentido, são poucos os registros de sua presença na cultura surda. Assim, o objetivo desta pesquisa foi descrever representações da dança na vida de surdos adultos. Para este estudo compreende-se a surdez a partir de uma perspectiva antropológica, da diferença linguística e cultural, procurando romper com o paradigma clinico patológico da deficiência. Esta pesquisa verificou como os surdos que já tiveram contato com esta prática corporal se sentiram ou sentem a respeito, assim como os motivos pelos quais muitos não tiveram esse contato. Para este estudo foram analisadas narrativas de surdos adultos, suas memórias e experiências escolares e não escolares com a dança. As narrativas articuladas com uma investigação teórica constituíram um estudo das representações de surdos adultos sobre a dança. Com essa pesquisa fazemos uma reflexão acerca do papel do professor no ensino da dança para um público com uma história, uma caminhada e cultura que devem ser conhecidos e reconhecidos durante o ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe dance is one of the hearing culture manifestations and, in this regard, there are few records of its presence in deaf culture. Thereby, the aim of this study was to describe dance representations in the life of deaf adults. This study understands deafness from an anthropological perspective, of the linguistic and cultural difference, seeking to break with the clinical pathological deficiency paradigm. This research analyzes how deaf people who have had contact with this body practice felt or feel about it, as well as the reasons why the practice is rejected or avoided. In this study deaf adults narratives were analyzed as well as their memories and their school and non-school dance experiences. The narratives articulated with a theoretical investigation constituted a study of deaf adults representations about dance. With this research we reflect on the role of the teacher in dance teaching to an audience with a story, a walk and culture that should be known and recognized during the teaching-learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDeafen
dc.subjectAdultopt_BR
dc.subjectDeaf cultureen
dc.titleAs representações da dança na vida de surdos adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem