Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Adrianept_BR
dc.contributor.authorTreichel, Thaniele de Loretopt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:33Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87735pt_BR
dc.description.abstractA dor nas costas e as alterações posturais são problemas presentes em crianças e adolescentes nos últimos anos. Um dos fatores que contribui para o aparecimento desses problemas é a postura inadequada durante a execução de atividades de vida diária (AVDs), e acredita-se que aulas de Educação Postural podem estimular os escolares a incorporarem hábitos adequados. O objetivo principal deste estudo foi verificar os efeitos de um Programa de Educação Postural (PEP) de seis semanas sobre a postura dinâmica de escolares durante a realização de AVDs. O objetivo secundário foi conhecer a percepção de responsáveis e professores sobre o PEP. A amostra foi composta por 40 escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. Foram utilizados para coleta de dados filmagem de AVDs e Entrevista Semiestruturada. Os resultados mostraram melhora significativa na execução das AVDs carregar mochila (p = 0,005), pegar objeto no solo (p = 0,009), sentar em banco (p = 0,001) e sentar para escrever (p = 0,001). Na AVD transportar objetos não foi encontrada diferença significativa (p = 0,467). Com relação à análise qualitativa, as falas dos responsáveis e das professoras revelaram que os escolares fizeram comentários positivos sobre os conteúdos e as atividades realizadas durante o Programa. Os entrevistados perceberam mudanças nos hábitos posturais dos escolares e satisfação com a proposta. Conclui-se que o PEP foi eficiente para melhorar a execução de AVDs e teve uma repercussão positiva na percepção dos responsáveis e professores dos escolares participantes do Programa.pt_BR
dc.description.abstractBack pain and postural alterations are problems present in child and teenagers in recent years. One of the factors contributing to the arising of these problems is the inadequate posture during the execution of activities of daily living (ADLs), and it is believed that Postural Education lessons can stimulate students to incorporate adequate habits. The main purpose of this study was to verify the effects of a six week long Posture Education Program (PEP) over the dynamic posture of students during the execution of ADLs. The secondary purpose was to know the perception of parents and teachers about the PEP. The sample was composed by 40 students of the third year of Elementary School from a state school in Porto Alegre. Video recording of ADVs and Semi-structured Interview were used to data collection. The results showed significant improvement in the execution of ADLs carrying backpack (p=0.005), pick up object on the ground (p=0.009), sit on bench (p = 0.001) and sit to write (p=0.001). In ADL carrying objects no significant changes were found (p=0.467). Regarding the qualitative analysis, the speech of parents and teachers revealed that the students did positive comments over the content and activities realized during the Program. The interviewed perceived changes in postural habits of the students and their satisfaction with the proposition. In conclusion, the PEP was efficient to improve the execution of ADLs and had a positive repercussion in the perception of parents and teachers participating the Program.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPostura corporalpt_BR
dc.subjectPostureen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPreventionen
dc.titleEfeitos de um programa de educação postural para escolares do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911623pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples