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dc.contributor.advisorRoessler, Marta Maria Rateniekspt_BR
dc.contributor.authorHainzenreder, Fernanda Hoffmannpt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T01:53:08Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87674pt_BR
dc.description.abstractequoterapia vem conquistando sua importância e espaço no Brasil de forma decisiva e muito marcante. É definida como um recurso terapêutico e educacional que encontra nas áreas da equitação, saúde e educação uma abordagem interdisciplinar e utiliza o cavalo como sua principal ferramenta, o qual atua como agente cinesioterapêutico facilitando o processo de ensino-aprendizagem sendo capaz também de contribuir para a inserção ou reinserção social. Visa o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com diversos tipos de deficiência e/ou com necessidades especiais. Os benefícios da equoterapia estão sendo vivenciados por inúmeros praticantes e os resultados sendo pesquisados e observados pelos diferentes profissionais envolvidos na sua área de atuação. A interdisciplinaridade é o ponto chave da prática equoterápica que a torna enriquecedora e desafiadora. A equoterapia oferece um vasto campo de atuação profissional e dentro dela a Educação Física tem um relevante papel a desempenhar, participando do desenvolvimento de habilidades como também sendo responsável por criar condições essenciais que objetivem a formação plena do indivíduo. O objetivo desse trabalho é verificar a visão dos coordenadores dos centros de equoterapia sobre a inserção do profissional de Educação Física nas equipes interdisciplinares de equoterapia e a abrangência de profissionais de Educação Física que usufruem ou não deste campo. Essa pesquisa trata-se de um estudo exploratório descritivo e teve como metodologia para a coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado aos coordenadores por meio de visita aos centros de equoterapia de Porto Alegre e região metropolitana. Visando procedimentos éticos, foi criada uma carta de apresentação do estudo levada a cada um dos seis centros visitados além de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido autorizando a realização da pesquisa. Como resultado, houve a interpretação segundo a coleta de dados que há uma divergência muito contrastante entre a literatura que traz a importância da presença e contribuição do profissional de Educação Física na equipe interdisciplinar atuante na equoterapia e a realidade que apresenta um déficit de profissionais de Educação Física atuando nesse campo. Concluindo, a equoterapia dispõe de um enorme campo a ser explorado e que não é devidamente ocupado por nossa profissão.pt_BR
dc.description.abstractThe hippotherapy has gained its importance and space in Brazil decisively and very striking. It is defined as a therapeutic resource and educational lying areas of riding, health and education an interdisciplinary approach and uses the horse as your main tool, which acts as agent kinesiotherapeutic facilitating the teaching-learning process and may also contribute to the social integration or reintegration. Visa biopsychosocial development of people with various types of disabilities and/or special needs. The benefits of hippotherapy are being experienced by many practitioners and the results being researched and observed by the different professionals involved in their area of expertise . Interdisciplinarity is the key point of the practice that makes hippotherapy enriching and challenging. The hippotherapy offers a wide range of professional and inside the Physical Education has an important role to play , participating in the development of skills as well as being responsible for creating the essential conditions aimed at the full formation of the individual. The aim of this study is to ascertain the views of the coordinators of the centers of hippotherapy on the insertion of a physical education teacher in interdisciplinary teams of hippotherapy and scope of physical education professionals who enjoy this field or not. This research this is an exploratory, descriptive and had as a methodology for collecting the data, a semi-structured questionnaire applied to the coordinators by visiting the hippotherapy centers of Porto Alegre and its metropolitan area. Aiming ethical procedures , created a cover letter of the study led to each of the six centers visited and a Statement of Consent authorizing the research. As a result, there was the interpretation to the data collection there is a very contrasting divergence between the literature that brings the importance of the presence and contribution of physical education professional in an interdisciplinary team active in hippotherapy and the reality that presents a deficit of Professional Physical Education working in this field. In conclusion, equine therapy offers a huge field to be explored and that is not properly occupied by our profession.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHippotherapyen
dc.subjectEquoterapiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleA inserção do profissional de educação física em equipe interdisciplinar de equoterapiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911126pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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