Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDamico, José Geraldo Soarespt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Fabiane de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T01:53:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87666pt_BR
dc.description.abstractEste estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica de cunho descritivo, que tem por objetivo identificar quais os sentidos /significados que a temática da inclusão vem sendo utilizada na literatura científica brasileira no âmbito do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, através do Grupo de Trabalho Temático de Inclusão e Diferença das últimas três edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte dos anos 2009, 2011 e 2013. A seleção dos estudos se deu por meio dos trabalhos/artigos que apresentavam as expressões inclusão, inclusão social, inclusão escolar, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, pessoa com deficiência e deficiente em títulos, palavras-chave, resumo ou no corpo no texto. A partir da leitura de todos os artigos que apresentavam as expressões citadas acima, foram selecionados quarenta e cinco, e vinte e cinco foram analisados para servirem como instrumento do estudo. A partir disso foi possível perceber uma categorização em relação às temáticas mais frenquentes. Por isso, foram selecionadas três categorias a serem analisadas, que são as seguintes: Esportes como Ferramenta de Inclusão; Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Formação de Professores para Educação Inclusiva. Os resultados mostram que os artigos analisados descrevem a inclusão de forma superficial, que grande parte dos artigos utiliza-se de instrumentos como a formação dos professores, as práticas pedagógicas e os esportes como meio de operar a inclusão. A partir da leitura dos trabalhos é possível depreender que as mudanças efetivadas pelo GTT ao abandonar o foco da “deficiência”, ou da “necessidade especial”, para o foco da inclusão e da diferença ainda não pode ser sentida amplamente, mas alguns trabalhos já permitem vislumbrar outros aportes teóricos para além da lógica instrumental e naturalizante do assistencialismo, por exemplo.pt_BR
dc.description.abstractThis study characterizes for being a descriptive bibliographic review that aims to identify the signification of the inclusion in the scientific Brazilian literature at the Brazilian College of Sport Science, through the Thematic Work Group of Inclusion and Difference (TWG) of the three last editions of the Brazilian Congress of Science of Sport in the years of 2009, 2011 and 2013. The selection of the studies occurred through the papers and articles which presented the expressions: inclusion, social inclusion, educational inclusion, special education needs, inclusive education and disabled person in titles, keywords, abstracts or body text. From readings of all the articles that presented the expressions cited above, the papers and articles were read in full, and forty-five, twenty-five were analyzed were chosen to serve as instruments of study. From the forty-five selected studies, it was possible to understand that many of them dealt with inclusion in a similar way, making it possible to categorize them, in order to analyze the themes that were presented with a greater frequency by the papers and articles. Therefore, three categories were selected to be analyzed: Sport as a Tool of Inclusion; Inclusive Pedagogical Practices and Teacher Training to Inclusive Education. The results show that the analyzed articles describe the inclusion in a superficial way, and that great part of the articles uses instruments as teaching training, pedagogical practice and sports as a way to operate the inclusion. Based on the reading of the papers, it is possible to understand that the changes made by the TWG when changing the focus on “disabled person” or “special needs”, to the focus of inclusion and difference cannot be broadly seen, but some of the papers already permit to see other theoretical contributions to beyond instrumental logic and welfares, for example.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSportsen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusive pedagogical practicesen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleOs sentidos/significados da temática da inclusão : uma revisão bibliográfica nos Anais dos CONBRACESpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911759pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples