Show simple item record

dc.contributor.advisorZancan, Rubiane Falkenbergpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Sanders dapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T01:52:59Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87647pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca responder qual é o processo de ensino do tango que está sendo abordado aos alunos iniciantes em Porto Alegre pelo professor Daniel Osvaldo Carlos. Para tanto, apresentamos a história do tango; apontamos as modificações que ocorreram no tango ao longo do tempo; traçamos os conhecimentos a respeito do tango como técnica para, por fim, analisar a abordagem metodológica do professor. Com isso, procuramos contribuir com a construção do conhecimento que envolve os processos de ensino do tango. Esse trabalho visa disponibilizar, a quem se interesse por essa dança, informações relevantes para a compreensão dela enquanto manifestação popular, artística e cultural. Para que esse trabalho fosse realizado, foi feito um estudo de caso do tipo descritivo com informações coletadas por meio de entrevista e observações das aulas, que foram analisadas através da abordagem qualitativa. O professor, em seu processo de ensino, trabalha nas aulas aspectos como a improvisação, musicalidade, a caminhada, motivando os alunos e estimulando a criatividade.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to discover what process of teaching tango is being addressed to beginner students in Porto Alegre by Professor Daniel Osvaldo Carlos. In order to achieve that, the study presents a brief history of tango, pointing out the changes that this dance suffered throughout the years. In addition, it was also traced the knowledges about the tango as a technique to finally analyze the methodological approach of the Professor. Taking in consideration the aforementioned, the objective of this study is to contribute to the construction of knowledge that involves the processes of teaching tango. This work aims to provide to anyone interested in this dance, information relevant to the understanding of it as a popular, artistic and cultural manifestation. This study was realized through a case study with descriptive information collected in interviews and observations of lessons, which were later analyzed utilizing a qualitative approach. The Professor, in his teaching process, focus in aspects such as improvisation, musicality, walking, motivating students and encouraging creativity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBallroom danceen
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectTangopt_BR
dc.titleTango : um olhar sobre o processo de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record