O alpinismo de alta montanha : um estudo de revisão de literatura
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo pretende explorar, através de uma revisão da literatura nacional e estrangeira, as principais características do alpinismo de alta montanha, um esporte tão pouco comum no Brasil, com objetivo de compreender e introduzi-lo no ambiente acadêmico nacional, no qual hoje inexiste qualquer documento sobre este tema. Serão abordados assuntos pertinentes ao esporte, tentando relacioná-lo com a importância que a Educação Física possa trazer nesse meio, como atividades físicas de aventu ...
O presente estudo pretende explorar, através de uma revisão da literatura nacional e estrangeira, as principais características do alpinismo de alta montanha, um esporte tão pouco comum no Brasil, com objetivo de compreender e introduzi-lo no ambiente acadêmico nacional, no qual hoje inexiste qualquer documento sobre este tema. Serão abordados assuntos pertinentes ao esporte, tentando relacioná-lo com a importância que a Educação Física possa trazer nesse meio, como atividades físicas de aventura na natureza e o potencial que elas apresentam para pesquisas e práticas em contraste com os já saturados "esportes tradicionais"; a classificação das diferentes modalidades de escalada, onde o alpinismo de alta montanha se encontra subcategorizado; a relação homem e natureza e o importante papel do alpinismo nesse âmbito; os efeitos das grandes altitudes sobre o alpinista, elucidando os desafios a serem encontrados na sua prática. Por ser um esporte tão incompreendido e pouco abordado pela mídia do país, presume-se equivocadamente ser uma prática perigosa e fatal; as experiências e os riscos intensos vividos no esporte podem trazer grandes benefícios ao indivíduo, que pode encarar a atividade como um processo de auto superação e desenvolvimento pessoal e coletivo, tomando conhecimento da sua influência no meio em que vive. Mas para isso, surge o papel do Educador Físico, seja na parte psicológica, pedagógica ou física, com o intuito de um maior entendimento do esporte, compreendendo sua prática e os riscos, a fim de preservar a integridade física do praticante e do meio ambiente. ...
Abstract
This study purports to explore the main characteristics of high altitude mountaineering, an uncommon sport in Brazil, with the objective of making an introduction of this practice in national academic environment. An sport so misunderstood and little approached by the country's media, is considered a dangerous and fatal practice; experiences and risks experienced intensely in this sport can bring great benefits to the individual, who can lead this activity as a process of self-transcendence and ...
This study purports to explore the main characteristics of high altitude mountaineering, an uncommon sport in Brazil, with the objective of making an introduction of this practice in national academic environment. An sport so misunderstood and little approached by the country's media, is considered a dangerous and fatal practice; experiences and risks experienced intensely in this sport can bring great benefits to the individual, who can lead this activity as a process of self-transcendence and personal and collective development, facing his influence on the environment he live in; therefore is necessary further studies in Physical Education - psychology, pedagogic and physic - to better understand the sport, including its practice and risks to preserve the physical integrity of the practitioner and of the environment. Will be discussed topics relevant to alpinism, like outdoor adventure activities and the potential they have to research and practice in contrast to the already saturated "traditional sports"; the classification of different types of climbing, where high mountain climb is subcategorized; the relationship between man and nature and the important role of the alpinism in this matter; the effects of high altitude mountaineering in the climber, elucidating the challenges to be encountered in practice. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License