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dc.contributor.advisorBeck, Fabio de Limapt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Silvia Simara Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-02-19T01:51:33Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87451pt_BR
dc.description.abstractUm tema estudado e discutido atualmente é o êxodo rural, que inclui questões como a permanência dos jovens no campo. A educação na área rural pode contribuir para a permanência dos jovens no campo, pois a escola é um dos principais pontos de encontro e referência jovem, e as experiências vivenciadas por estes auxiliam na formação de sua personalidade. O presente trabalho busca analisar o modelo de educação rural existente no município de Quaraí, com o objetivo de identificar se o modelo de educação que está sendo desenvolvido nas escolas da área rural do município tem contribuído para a permanência dos jovens no campo. Para atingir os objetivos utilizou-se como campo de pesquisa duas escolas do meio rural com ensino fundamental completo. No decorrer do trabalho utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa, com coleta de dados bibliográficos. Realizou-se entrevistas com educandos e educadores envolvidos nas atividades de escolas da área rural do município de Quaraí. A permanência do jovem no meio rural está em destaque, visando a importância que a renovação no meio rural tem em relação à redução do êxodo rural. Durante a realização do trabalho conclui-se que a educação na área rural do município de Quaraí contribui em alguns aspectos para a permanência dos jovens no campo, pois possibilita que os mesmos habitem na área rural até concluírem o ensino fundamental, mas a metodologia utilizada nas escolas rurais do município não incentiva os jovens a continuarem no campo. Além da educação recebida no meio rural, percebeu-se que existem outros fatores determinantes da relação entre os jovens e o campo, como as condições de vida no campo e o difícil acesso a cursos específicos da área rural.pt_BR
dc.description.abstractOne topic studied and discussed today is the rural exodus, which includes issues such as retention of young people in the field. Education in rural areas can contribute to the retention of young people in the field, because the school is one of the main meeting points and reference Young and experiences of these help in shaping your personality. This paper analyzes the existing model of education in rural Quaraí city, with the aim of identifying the model of education that is being developed in schools in the rural area has contributed to the retention of young people in the field. To achieve the objectives it was used as a research field two schools in rural communities with complete primary education. During the work we used the qualitative study, with collection of bibliographic data. We conducted interviews with students and educators involved in the activities of schools in the rural area of Quaraí. The permanence of the young in rural areas is highlighted, the importance of seeking renewal in rural areas have in relation to reducing the rural exodus. During the study concludes that education in the rural area of Quaraí contributes in some ways to stay young in the field, because it enables them to dwell in rural completing elementary school, but the methodology used in rural schools of the county does not encourage young people to continue in the field. Besides the education received in rural areas, it was realized that there are other determinants of the relationship between young people and the country, as the living conditions in the field and the difficult access to specific courses in the rural area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectJuventude ruralpt_BR
dc.subjectQuaraí / RSen
dc.subjectQuaraí (RS)pt_BR
dc.subjectRural exodusen
dc.titleEstudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb000907014pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationTecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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