Profissionalização do professor de matemática : limites e possibilidades para a formação inicial
dc.contributor.advisor | Enricone, Délcia Célia | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcia, Vera Clotilde Vanzetto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-13T01:49:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/87128 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe pensar diferente o professor e sua formação, deixando emergir a figura de um novo-profissional, professor de Matemática, que está se produzindo e sendo produzido, no Brasil de hoje, na confluência de uma série de circunstâncias. Apoiando-se nos conceitos-chave e na metodologia sugeridos pelo pensador francês Michel Foucault (1926-1984), o estudo se desenvolve como uma investigação foucaultiana. Reporta-se a um corpus variado e pouco usual de documentos escritos e orais, entre eles pequenos casos e histórias de vida parciais, recolhidos devido à sua conexão estratégica e analisados na perspectiva arqueológica - desentranha-se os saberes e as verdades predominantes ou submetidas - e genealógica - procura-se, nas relações de poder, as razões do aparecimento e das transformações dos saberes -, tendo em vista a questão principal: esquadrinhar os sujeitos instituídos pelas práticas/ discursos em análise. O trabalho inclui o estudo de caso da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não considerado pela sua singularidade mas como caso típico, marcante de um momento de mudança. O curso tem como características: um licenciando separado do bacharel, desde o início; um docente-formador da área específica com papel decisivo; o ensino considerado como objeto de investigação, com outro status acadêmico; as prioridades deslocadas, do conteúdo para o aluno; o currículo integrado, com eixo nas disciplinas de Educação Matemática; múltiplas oportunidades de prática e de pesquisa oferecidas ao estudante, favorecendo o reconhecimento de si mesmo e a construção de identidades. Este estudo também discute limites e possibilidades para a formação inicial do professor de Matemática, em especial relativos: às relações entre as diferentes instâncias desta formação; à política universitária do Brasil; à diversidade das concepções de Matemática e de ensino de Matemática, nos cursos formadores; às relações entre Licenciatura e um conceito utópico de interdisciplinaridade; à situação da Educação Matemática, como área de pesquisa no Brasil; ao efeito das expressões “Educação Matemática” e “educador matemático”. Da investigação emergem uma série de circunstâncias que convergem para a subjetivação do novo-professor de Matemática: a) valorização da Educação, relacionada cada vez mais com produção, emprego e progresso econômico; b) crescimento do mercado educativo, que institui a docência com salário; c) percepção social que distingue Matemática e tecnologia, entre os demais saberes; d) constituição de espaços de liberdade para a prática docente em escolas com concepção ética de qualidade; e) movimentação da Educação Matemática, abrindo-se como campo profissional e científico; f) a renovação dos cursos de Licenciatura, em sintonia com a pesquisa e contribuindo para a pesquisa em Educação Matemática. É possível finalmente, detectar a presença de um novo professor de Matemática: (cri)ativo, com liberdade para criar e se tornar agente de transformação nas escolas de qualidade ética; produzindo-se numa espécie de ética da existência e atualizado em Educação Matemática, conhecimento especializado que o separa dos outros profissionais universitários que também adquiriram saber matemático nos seus cursos de graduação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of the present paper is to think the teacher and teacher education in a different way, allowing the emergence of the figure of a new-professional, the Mathematics teacher, who is producing himself and being produced in the present-day Brazil, along with the gathering of a series of circumstances. The study develops as a foucaultian research, basing itself on the key-concepts and on the methodology suggested by the work of the french thinker Michel Foucault (1926-1984). A varied and not much usual corpus of documents and reports is analyzed on the archeological prospect - in which the knowledge and the predominant or submitted truths are revealed - and on the genealogical prospect - in which, one seeks, in the relations of power, the reasons for the appearance and transformations of the areas of knowledge- having in mind the main question: to scrutinize the subjects instituted by the practices/ speeches in analysis. The case study of the Teaching Credential in Mathematics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), regarded as a typical and striking case of a moment of rupture, allows emerge some characteristics of initial training: the separation of the future teacher from the other mathematics students, highlighted since the beginning of the course; the outstanding role of the specific area professors; the teaching considered as investigation object; the priorities displacement from the matter to the students; the integrated curriculum with an axis on Mathematics Education disciplines; and the multiple opportunities of practice and research offered to the student during the course, which favors his own recognition and the construction of identities. This study also discuss limits and possibilities of initial teacher education, in special about: the instances of this education, inquiring university and school; the education politics, on Brazil, today, isolating teacher education from public university; the contradictions between university math teacher conceptions of mathematics and education; the relations between teacher education and an utopian concept of interdisciplinary; the situation of Education Mathematics as research field, in Brazil; the effects of the expressions “Mathematics Education”, and “math educator”. From the investigation outcomes a series of circumstances which converges to a new professional Math teacher: a) valorization of Education, more and more related to production, employment and economic progress; b) growth of the educational market, which institutes the teaching as a viable profession; c) social perception which distinguishes Mathematics and technology; d) opportunities for the teaching practice in schools with an ethical conception of quality; e) movement of Mathematics Education, opening a professional and scientific field; f) renewal of the Teaching Credential courses in connection with the research and contributing to the research on Mathematical Education. Concluding, the new Mathematics teacher emerges as a creative/active teacher, in the ethicalschools, with freedom to create an to become a transformation agent; producing himself in a kind of existential ethics; and updated in Mathematical Education, a specialized knowledge which separates him from the rest of the professionals who hold knowledge only in Mathematics. | en |
dc.description.abstract | El presente trabajo busca dejar aflorar la figura de un nuevo – profesional, profesor de Matemática que se está haciendo y siendo hecho, en el Brasil de hoy, en la confluencia de una serie de circunstancias. Apoyándose en los conceptos–claves y en la metodología sugeridos por la obra del pensador francés Michel Foucault (1926-1984), el presente estudio se procesa como una investigación foucaultiana. Se analiza un corpus variado y poco usual de documentos y declaraciones bajo una perspectiva arqueológica – desentrañando los saberes y las verdades predominantes, o subordinadas – y, en una perspectiva genealógica, se busca, en las relaciones de poder, las razones del nacimiento y transformaciones de los saberes, llevando en cuenta la cuestión principal: escudriñar los sujetos instituidos por las prácticas/ discursos en análisis. Considerado caso típico y marcante, en un momento de ruptura, el estudio de caso de la Licenciatura en Matemática, de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur (UFRGS), mostra un curso con marcas: apartamiento del licenciado y del bachiller, desde el inicio del curso; papel de destaque del docente–formador del área específica; enseñanza considerada como objeto de investigación; desplazamiento de prioridades, de la materia para los alumnos; curriculum integrado con eje en las asignaturas de Didáctica de las Matemáticas; múltiples oportunidades de práctica e investigación ofrecidas al estudiante durante el curso, favoreciendo, así, el reconocimiento de sí mismo y la construcción de identidades. Este estudio, también, discute limites y posibilidades para la formación inicial de los profesores de Matemática, relativos a la politica universitaria, que puede decidir separar esta formación de la Universidad; a la associación desta formación con un concepto utópico de interdisciplinaridad; a la situación da Didáctica de las Matematicas como area de investigación, en Brasil; a los efectos de los termos “Educación Matemática” e “educador matemático”, empleados en este país. De esta investigación, se extrae una serie de circunstancias que convergem para el nuevo profesor:: a) valoración de la Educación, cada vez más relacionada con producción, empleo y progreso económico; b) crecimiento del mercado educativo que instituye la enseñanza con salario; c) percepción social que diferencia las Matemáticas y la Tecnología de los demás saberes; d) constitución de espacios libertadores para la práctica de la enseñanza en escuelas con concepción ética de calidad; e) dinámica de la Didáctica de las Matemáticas, abriéndose como campo profesional y científico; f) y, finalmente, la renovación de los cursos de Licenciatura, sintonizados con la indagación y contribuyendo para la investigación en esta area. En conclusión, aparece un nuevo profesor de Matemática, conformado por la figura de un profesor (cre)ativo, con libertad para actuar en las escuelas con cualidade ética y para materializarse en un agente de transformación, produciendose en una especie de ética de la existencia, y actualizado en Didáctica de las Matemáticas, conocimiento especializado que lo distingue entre los demás profesionales de nivel universitario cuja formación, en el antegrado, induzen este saber. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Profissionalização do professor de matemática : limites e possibilidades para a formação inicial | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000232523 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Doutorado em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1999 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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