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dc.contributor.advisorMarczak, Rogerio Josept_BR
dc.contributor.authorAlves, Henrique Böckmannpt_BR
dc.date.accessioned2014-01-18T01:53:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86156pt_BR
dc.description.abstractPara atender normas aeronáuticas atualizadas e, principalmente, preservar a vida, mecanismos que agem protegendo o ocupante durante um impacto podem ser instalados na aeronave. Um exemplo de dispositivo desse tipo é o assento dissipador de energia. Neste trabalho é feita a análise cinemática e dinâmica de seu funcionamento. Utilizando as equações desenvolvidas, uma estrutura para um assento desse tipo é proposta e simulada numericamente. Para isso, as acelerações e massas são retiradas da norma FAR 23.562, caso b-1. Percebe-se uma proximidade entre os resultados obtidos com os previstos pelas equações. As curvas de aceleração e velocidade do ocupante e da aeronave apresentam o comportamento esperado, enquanto que a força compressiva na coluna do ocupante é estimada em 5668 , representando uma redução de 8,7 % em relação a um resultado encontrada na literatura para um assento sem o mecanismo dissipador exposto às mesmas condições de contorno. Por fim, é percebida uma grande influência da folga entre o ocupante e a estrutura do assento sobre a força limite do mecanismo, indicando que esse é o parâmetro que deve ser minimizado a fim de otimizar o sistema.pt_BR
dc.description.abstractTo meet updated aeronautical standards and, mainly, to preserve life, crashworthy mechanisms may be installed in the aircraft. An example of that is the energy absorbing seat. In this paper is made a cinematic and dynamic analysis of its operation. Using the developed equations, a structure for this type of seat is proposed and numerically simulated. The accelerations and masses are specified by FAR 23.562, case b-1. A small difference is noticed between the results from simulation and the obtained from the equations. The acceleration and velocity curves of the occupant and aircraft presented the expected behavior, while the compressive force in the spine of the occupant is estimated in 5668 , representing a reduction of 8.7 % relative to a result found in literature for a non-crashworthy seat exposed to the same boundary conditions. Finally, is perceived a strong influence of the clearance between the occupant and the assembly over the limit force of the mechanism, indicating that this is the parameter that must be minimized to optimize the system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSeaten
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAeronauticalen
dc.subjectImpacten
dc.subjectCrashworthyen
dc.titleVerificação de proposta de assento aeronáutico amortecedor de impactopt_BR
dc.title.alternativeVerification of proposal of crashworthy aircraft seat en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000909769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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