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dc.contributor.authorStrack, Ricardopt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2014-01-04T01:52:05Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1806-5821pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85285pt_BR
dc.description.abstractOs conhecimentos articulados mediante as atividades de formação universitária constituem uma parte do espectro de itens que necessitam ser levados em consideração quando se discute a formação do cientista. Não deve ser deixado de lado o papel que desempenham as concepções, sejam explícitas ou implícitas, acerca tanto da atividade do cientista quanto da própria apreciação da função desempenhada pelo conhecimento científico sociedade afora. A partir da ênfase dada por Thomas S. Kuhn, buscou-se entender o papel da dinâmica do conhecimento não ao nível individual, mas ao nível do que ocorre em grupos, donde surgiu a expectativa de uma observação das variações de consenso ao longo do processo formativo. No presente reflete-se sobre o significado sócio-epistêmico da existência de diferenciações nas percepções entre ensinar e pesquisar.pt_BR
dc.description.abstractKnowledge that is articulated through university graduation activities constitutes a part of the spectrum of items that should be taken into consideration when discussing the formation of scientists. It should not be left out the role conceptions, whether explicit or implicit, perform both about the scientists’ activities and the appreciation itself of the function performed by scientific knowledge throughout society. From the emphasis given by Thomas S. Kuhn, it was sought to understand the role of knowledge dynamics not at the individual level, but at the level of what occurs in groups, from where the expectation of an observation of the consensus variations during the formation process arose. Currently, the social epistemic significance of the existence of differentiations in the perceptions between teaching and researching is being thought over.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiências e Cognição. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 1 (2012), p. 130-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsensusen
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectQuímicos : Formação profissionalpt_BR
dc.subjectConceptionsen
dc.subjectFormation of chemistsen
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.titleDos paradigmas acerca do ensinar e do pesquisarpt_BR
dc.title.alternativeOn the paradigms surrounding teaching and researching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000829291pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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