A teoria do conhecimento de Kant : o idealismo transcendental
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2002Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A teoria do conhecimento de Kant - a filosofia transcendental ou idealismo transcendental - teve como objetivo justificar a possibilidade do conhecimento científico do século XVIII. Ela partiu da constatação de que nem o empirismo britânico, nem o racionalismo continental explicavam satisfatoriamente a ciência. Kant mostrou que apesar de o conhecimento se fundamentar na experiência, esta nunca se dá de maneira neutra, pois a ela são impostas as formas a priori da sensibilidade e do entendimento ...
A teoria do conhecimento de Kant - a filosofia transcendental ou idealismo transcendental - teve como objetivo justificar a possibilidade do conhecimento científico do século XVIII. Ela partiu da constatação de que nem o empirismo britânico, nem o racionalismo continental explicavam satisfatoriamente a ciência. Kant mostrou que apesar de o conhecimento se fundamentar na experiência, esta nunca se dá de maneira neutra, pois a ela são impostas as formas a priori da sensibilidade e do entendimento, características da cognição humana. ...
Abstract
Kant’s theory of knowledge (transcendental philosophy or transcendental idealism) had as its aim to justify the possibility of scientific knowledge in the 17th and 18th centuries. It began with the demonstration that neither British empiricism nor continental rationalism gave a satisfactory explanation of science. Kant showed that, in spite of knowledge being based on experience, this never occurs in a neutral way, since the a priori forms of sensibility and understanding, characteristic of hum ...
Kant’s theory of knowledge (transcendental philosophy or transcendental idealism) had as its aim to justify the possibility of scientific knowledge in the 17th and 18th centuries. It began with the demonstration that neither British empiricism nor continental rationalism gave a satisfactory explanation of science. Kant showed that, in spite of knowledge being based on experience, this never occurs in a neutral way, since the a priori forms of sensibility and understanding, characteristic of human cognition, are imposed upon it. ...
In
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, nesp. (jun. 2002), p. 28-51
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National
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