Relatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física
Visualizar/abrir
Data
2002Tipo
Outro título
Restricted relativity in secondary school teaching : Lorentz-Fitzgerald contraction and visual appearance of relativistic objects in physics textbook
Assunto
Resumo
Neste trabalho é discutida a abordagem que livros didáticos de Física, para o ensino médio, têm adotado com relação à contração de Lorentz- FitzGerald e à aparência visual de objetos relativísticos no contexto da introdução de tópicos sobre Relatividade Restrita. A idéia é alertar para o fato de que o assunto não tem merecido o devido cuidado, fazendo com que os livros apresentem sérios erros conceituais, quando confundem medir com observar ou quando omitem tal distinção, provocando má interpre ...
Neste trabalho é discutida a abordagem que livros didáticos de Física, para o ensino médio, têm adotado com relação à contração de Lorentz- FitzGerald e à aparência visual de objetos relativísticos no contexto da introdução de tópicos sobre Relatividade Restrita. A idéia é alertar para o fato de que o assunto não tem merecido o devido cuidado, fazendo com que os livros apresentem sérios erros conceituais, quando confundem medir com observar ou quando omitem tal distinção, provocando má interpretação pelo leitor. ...
Abstract
Contido em
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, n. 2 (ago. 2002), p. 176-190
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Exatas e da Terra (6085)
Este item está licenciado na Creative Commons License