Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlba, Julianapt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-12T01:50:31Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-873Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83627pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise de uma experiência de aplicação do método de Estudo de Caso a uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, como forma de abordagem das funções da química orgânica por meio do tema “Medicamentos”. O objetivo desta proposta é desenvolver uma prática pedagógica que contribua para que o aluno tenha compreensão do conhecimento científico e perceba sua vinculação com a realidade que o cerca, facilitando dessa forma o aprendizado de conceitos químicos e favorecendo o fortalecimento de habilidades que possam instrumentá-lo para a tomada de decisão e o exercício da cidadania. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados, antes e depois da realização das atividades, numa perspectiva metodológica de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que a estratégia didática de Estudo de Caso favoreceu aprendizagens conceituais, desenvolvimento de habilidades e motivou os estudantes a se envolveram nas atividades propostas nas aulas de química.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyses the experience of applying the Case Study methodology in a second year class of a public high school in Porto Alegre for the study of organic functions by means of the theme “Medicaments”. The proposal aims to develop a pedagogical practice, which allows the student to understand scientific knowledge and to perceive its relationship with the reality that surrounds him, supporting chemical concepts learning and the enhancement of abilities that can be useful for decision making and citizenship exercising. Instruments were used to collect data, before and after the realization of activities, in a quantitative and qualitative research perspective. The results show that the Case Study didactic approach favored conceptual learning, abilities enhancement, and motivated the students to involve in the activities proposed in chemistry classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 6, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 76-96pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCase Studyen
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectOrganic functions teachingen
dc.subjectAbilities developmenten
dc.titleEstudo de caso : uma proposta para abordagem de funções da química orgânica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeAproposal to teach organic chemistry functions in high school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000902016pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples