Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScheffler, Guilherme Luizpt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-12T01:50:30Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83626pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.pt_BR
dc.description.abstractThis study deals with the use of Vergnaud’s conceptual fields theory as a framework in chemistry classes. The main purpose was to evaluate the contributions of this theory in the radioactivity teaching. First of all, a conceptual map was created pointing out the main concepts to be approached. Sequentially, the main concepts were distributed in a didactic order. The student’s conceptual evolution was analyzed in three moments. This research was effectuated in a group of students coursing a technician level class in the radiology area, in the applied chemistry subject. This subject belongs to the second semester of the technician course and is considered essential to put in practice chemistry concepts in the next technical disciplines. The results showed the feasibility to identify operational invariants using this framework and to draw a conceptual evolution for some students corroborating with the conceptual profile change model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, MT. Vol. 8, n. 1 (abr. 2013), p. 29-46pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadioactivityen
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectNuclear chemistryen
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectVergnaud’s conceptual fields theoryen
dc.subjectVergnaud, conceptual evolutionen
dc.titleA teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividadept_BR
dc.title.alternativeVergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000903647pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples