A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade
dc.contributor.author | Scheffler, Guilherme Luiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Del Pino, Jose Claudio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-12T01:50:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2413 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/83626 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study deals with the use of Vergnaud’s conceptual fields theory as a framework in chemistry classes. The main purpose was to evaluate the contributions of this theory in the radioactivity teaching. First of all, a conceptual map was created pointing out the main concepts to be approached. Sequentially, the main concepts were distributed in a didactic order. The student’s conceptual evolution was analyzed in three moments. This research was effectuated in a group of students coursing a technician level class in the radiology area, in the applied chemistry subject. This subject belongs to the second semester of the technician course and is considered essential to put in practice chemistry concepts in the next technical disciplines. The results showed the feasibility to identify operational invariants using this framework and to draw a conceptual evolution for some students corroborating with the conceptual profile change model. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, MT. Vol. 8, n. 1 (abr. 2013), p. 29-46 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Radioactivity | en |
dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
dc.subject | Nuclear chemistry | en |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.subject | Vergnaud’s conceptual fields theory | en |
dc.subject | Vergnaud, conceptual evolution | en |
dc.title | A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino de radioatividade | pt_BR |
dc.title.alternative | Vergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000903647 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Exact and Earth Sciences (6085)