Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorRosin, Catiusa Kuchakpt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-12T01:50:28Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0102-8758pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83623pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this article is to identify the approaches of the proposal to organize the school curriculum, known as Study Situation, and the National Cuirriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN). It focuses on some contributions produced during the development of the SS: Learning about Cancer- A path for life, to provide significance to the concepts of Biology in Elementary Education. It is a qualitative research based on arguments by Carr & Kemmis (1988). It is noticed that the SS features the characteristics pointed out by the PCN, since it allows for the contextualization, interdisciplinarity and the permanent reconstruction of education practices. This contributes for the effective participation of students in the clases by developing their abiilty to interpret, discuss and related school contents with real situations and their daily experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContexto e educação. Ijuí. Vol. 27, n. 87 (jan./jun. 2012), p. 166-185pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContextuaized teachingen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectStudy situationen
dc.titleSituação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeStudy situation : approaches with the national curricular guidelines and didactic booksen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000903420pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples