Mostrar el registro sencillo del ítem
Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
dc.contributor.author | Boff, Eva Teresinha de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosin, Catiusa Kuchak | pt_BR |
dc.contributor.author | Del Pino, Jose Claudio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-12T01:50:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-8758 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/83623 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to identify the approaches of the proposal to organize the school curriculum, known as Study Situation, and the National Cuirriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais PCN). It focuses on some contributions produced during the development of the SS: Learning about Cancer- A path for life, to provide significance to the concepts of Biology in Elementary Education. It is a qualitative research based on arguments by Carr & Kemmis (1988). It is noticed that the SS features the characteristics pointed out by the PCN, since it allows for the contextualization, interdisciplinarity and the permanent reconstruction of education practices. This contributes for the effective participation of students in the clases by developing their abiilty to interpret, discuss and related school contents with real situations and their daily experiences. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Contexto e educação. Ijuí. Vol. 27, n. 87 (jan./jun. 2012), p. 166-185 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Contextuaized teaching | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | School curriculum | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Study situation | en |
dc.title | Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático | pt_BR |
dc.title.alternative | Study situation : approaches with the national curricular guidelines and didactic books | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000903420 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Exactas y Naturales (6085)