Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-12T01:50:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1517-4492pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83621pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research on chemistry related subjects offered at Chemistry Teaching degree and Engineering courses. By presenting such results, we expect to stimulate General Chemistry professors to reflect on the syllabus design aiming at improving pedagogical performance as a strategy to enhance students’ comprehension and learning. In order to carry out this study we counted with the participation of a group of university professors. In this work we highlight the professors’ perceptions on features like the selection and integration of Chemistry knowledge, its approach in the classroom, and the teaching aids employed. Taking into account that those features represent innovative pedagogical practices, we emphasize the positive results in the students’ learning experience achieved by the professors when employing such features.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofActa Scientiae. Canoas, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 95-114pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeneral chemistryen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectUniversity professors’ perceptionsen
dc.subjectHigh educationen
dc.subjectChemistry syllabusen
dc.subjectChemistry learningen
dc.titleUm estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geralpt_BR
dc.title.alternativeA study on general chemistry syllabus design en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000903374pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples