Vozes em trânsito : etnografia de um processo de criação do Ói Nóis Aqui Traveiz
Fecha
2013Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho é uma etnografia sobre o processo de criação desenvolvido pelo grupo de teatro Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. Entre antropologia e teatro, esta pesquisa adota uma perspectiva interdisciplinar. A proposta é discutir a emergência do fazer teatral como uma prática social que incorpora o aspecto político e constitui os elementos candentes na criação cênica. Destacando a percepção sensorial do corpo na dinâmica coletiva, procuro identificar as relações sociais em interações des ...
Este trabalho é uma etnografia sobre o processo de criação desenvolvido pelo grupo de teatro Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. Entre antropologia e teatro, esta pesquisa adota uma perspectiva interdisciplinar. A proposta é discutir a emergência do fazer teatral como uma prática social que incorpora o aspecto político e constitui os elementos candentes na criação cênica. Destacando a percepção sensorial do corpo na dinâmica coletiva, procuro identificar as relações sociais em interações desenvolvidas pelo grupo com textos, improvisos, leituras, performances, objetos e modificações no espaço entre o cotidiano e a cena. A partir da experiência de campo acompanhando a peça teatral “Medeia Vozes” na Terreira da Tribo, espaço de pesquisa e produção cênica do Ói Nóis Aqui Traveiz, encontro na memória coletiva um elo entre o romance de Christa Wolf, a atuação, a utilização de depoimentos de mulheres reais e a discussão de versões acerca da personagem mítica. Deste modo, percebo como sentidos e presenças são elaborados e podem funcionar como canal expressivo da teatralidade. ...
Abstract
This ethnographic work is about the creative process performed by Oi Nóis Aqui Traveiz theatre group, in Porto Alegre. This research works in a interdisciplinary perspective between Anthropology and Theater. The aim is to discuss the emergence of theatre acting as a social practice using political aspects. Detaching body’s sensorial perception in collective dynamics I try to identify social relationships on interactions developed by the group through texts, improvisations, readings, performance ...
This ethnographic work is about the creative process performed by Oi Nóis Aqui Traveiz theatre group, in Porto Alegre. This research works in a interdisciplinary perspective between Anthropology and Theater. The aim is to discuss the emergence of theatre acting as a social practice using political aspects. Detaching body’s sensorial perception in collective dynamics I try to identify social relationships on interactions developed by the group through texts, improvisations, readings, performances, objects and space modifications which happen between daily and the scene. This Way, I see how senses and presences are elaborated and may work as expression way of theatrics. From a practice experience working with the action of Medeia Vozes in Terreita da Tribo a research and scenic space of Oi Nois Aqui Traveiz, an analysis was made on how actors social practices constitute the glowing elements on scenic creation meeting in collective memory a link between Christa Wolf, the acting with real women testimonies and the version discussion about mythical character. ...
Zusammenfassung
Diese Arbeit ist eine Ethnografie über den Kreativprozess, den die Theatergruppe Ói Nóis Aqui Traveiz aus Porto Alegre durchführt. Ziel ist es, vom Standpunkt zwischen Anthropologie und Theaterwissenschaft aus, die Notwendigkeit der Theaterarbeit als eine konstante künstlerische Praxis zu diskutieren. Anhand der Erfahrung vor Ort bei der Terreira da Tribo analysiere ich die Elemente des Stückes “Medea Stimmen”, die durch die Erinnerung eine Verbindung schaffen zwischen dem Roman Christa Wolfs, ...
Diese Arbeit ist eine Ethnografie über den Kreativprozess, den die Theatergruppe Ói Nóis Aqui Traveiz aus Porto Alegre durchführt. Ziel ist es, vom Standpunkt zwischen Anthropologie und Theaterwissenschaft aus, die Notwendigkeit der Theaterarbeit als eine konstante künstlerische Praxis zu diskutieren. Anhand der Erfahrung vor Ort bei der Terreira da Tribo analysiere ich die Elemente des Stückes “Medea Stimmen”, die durch die Erinnerung eine Verbindung schaffen zwischen dem Roman Christa Wolfs, dem Spiel mit Aussagen realer Frauen und der mythischen Figur. Mit einem besonderen Augenmerk auf die Wahrnehmung des Körpers während des Kollektivprozesses, versuche ich die sozialen Beziehungen und ihre Interaktion mit Texten, Improvisationen, Lesungen, Performances, Objekten und Veränderungen des Raumes zwischen Alltag und Szene zu identifizieren. Auf diese Weise erarbeite ich, wie Sinn und Präsenz geschaffen werden und die Theatralität mittels eines rituellen Erlebens ausdrücken. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)
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