Efeitos de uma escola postural sobre execução de atividades de vida diária de individuos idosos
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2013Author
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Graduation
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O IBGE estima que, no ano 2020, 13% da população brasileira será de idosos. Dessa forma se faz necessária a implantação de programas de educação em saúde. Sabe-se que ocorrem diversas modificações estruturais no envelhecimento, como as alterações posturais, que repercutem na velhice prejudicando os hábitos posturais e a execução de atividades de vida diária (AVDs). Uma boa postura ao realizar as AVDs pode evitar sobrecargas desnecessárias, desgastes excessivos e possíveis queixas álgicas. Neste ...
O IBGE estima que, no ano 2020, 13% da população brasileira será de idosos. Dessa forma se faz necessária a implantação de programas de educação em saúde. Sabe-se que ocorrem diversas modificações estruturais no envelhecimento, como as alterações posturais, que repercutem na velhice prejudicando os hábitos posturais e a execução de atividades de vida diária (AVDs). Uma boa postura ao realizar as AVDs pode evitar sobrecargas desnecessárias, desgastes excessivos e possíveis queixas álgicas. Neste contexto, foi implantada uma Escola Postural no CELARI/UFRGS. Objetivo: Verificar o efeito da Escola Postural na execução de AVDs dos idosos. A amostra foi composta por 18 idosos, Grupo Experimental (GE) com 11 idosos (±68 anos), e Grupo Controle (GC) 7 idosos (±71anos). Instrumentos: [1] Circuito de Avaliação da Postura Dinâmica (CAPD); e [2] Instrumento de Observação das AVDs através de vídeo. Análise estatística: descritiva e inferencial, na qual se utilizou os testes de Wilcoxon e Mann-Whitney, sendo α=0,05. Resultados: Na comparação intragrupos do GE, houve melhora das AVDs ato de sentar, postura ao escrever e na pontuação total, sendo significativa na postura ao escrever (p=0,006) e na pontuação total (p=0,021). Na comparação intergrupos o GE executou as AVDs ato de sentar, permanecer sentado e escrever mais adequadamente no pós teste que GC, apresentando diferença significativa nas posturas permanecer sentado (p=0,04), escrever (p=0,05) e na pontuação final (p=0,006). Conclusão: A Escola Postural foi eficiente para melhorar a execução das AVDS, mostrando a importância de propostas como esta, e a conquista de hábitos posturais mais saudáveis. ...
Abstract
The IBGE estimates that in 2020, 13% of the population will be elderly. This way it is necessary to implement health education programs. It is known that several structural changes occur in aging, such as postural changes, which impact the aging hurting postural habits and performance of activities of daily living (ADLs). Good posture when performing the ADL can avoid unnecessary burdens, excessive wear and possible pain complaints. In this context, a Back School program was implanted in CELARI ...
The IBGE estimates that in 2020, 13% of the population will be elderly. This way it is necessary to implement health education programs. It is known that several structural changes occur in aging, such as postural changes, which impact the aging hurting postural habits and performance of activities of daily living (ADLs). Good posture when performing the ADL can avoid unnecessary burdens, excessive wear and possible pain complaints. In this context, a Back School program was implanted in CELARI/ UFRGS. Objective: To investigate the effect of the implementation of Bck School in ADL performance of the elderly. The sample consisted of 18 elderly, Experimental Group (EG) with 11 subjects (± 68 years) and Control Group (CG) 7 seniors (± 71anos). Instruments: [1] Circuito de Avaliação da Postura Dinâmica (CAPD), and [2] Instrumento de Observação das AVDs através de vídeo. Statistical analysis: descriptive and inferential, in which was used the Wilcoxon and Mann-Whitney test, with α = 0.05. Results: In the intragroup comparison of EG, an improvement of ADL act of sitting, posture when writing and the total score, with significant posture when writing (p = 0.006) and total score (p = 0.021). In the comparison intergroup, GE performed ADL act of sitting, remaining seated and writing more properly in the post test than CG, presenting significant differences in remaining seated postures (p = 0.04), writing (p = 0.05) and the total score (p = 0.006). Conclusion: The Back School program was efficient to improve the performance of AVDs, showing the importance of proposals like this, and the conquest of postural habits healthier. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
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