Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Douglas Brandãopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-25T01:50:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79631pt_BR
dc.description.abstractA Ginástica Artística nas escolas continua sendo uma prática muito pouco trabalhada no Brasil. Toda a bagagem motora que está atividade traz para as crianças é muito importante para a formação das valências físicas; força, resistência, flexibilidade e velocidade. A falta dessas contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens reflete em um pobre amadurecimento motor, alem de influir nas questões de aptidão física e saúde. Como conteúdo da educação física escolar a prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos e gimnicos promove a aptidão tanto relacionada ao desempenho motor como a saúde do individuo. O objetivo deste estudo de caso é relatar os resultados e o perfil de aptidão física de escolares entre 6 e 12 anos que frequentam o Programa Ginástica Artística da Secretária Municipal de Esportes (SME) do Centro de Comunidade Parque Madepinho (CECOPAM). Participaram da amostra 18 sujeitos, do sexo feminino, que realizam a prática nos turnos da manhã ou da tarde. Para a coleta de dados deste estudo de caso foi utilizado a bateria de testes do PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade, velocidade de deslocamento e capacidade cardiorrespiratória, também a bateria de medidas corporais para delinear o perfil da aptidão física. Os resultados sugerem que, nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde há uma maior prevalência de crianças na categoria zona saudável. Em relação às variáveis de aptidão física relacionadas ao desempenho motor houve uma diferença significativa na média em prol do grupo do Programa Ginástica Artística.pt_BR
dc.description.abstractArtistic Gymnastics in schools remains a very little practice worked in Brazil. All baggage is that motor activity brings to children is very important for the formation of physical valences; strength, endurance, flexibility and speed. The lack of these contributions to the body culture of children and young people reflected in a poor motor maturity, besides influencing the issues of fitness and health. As content of physical education practice and driven a systematic exercise program promotes fitness and gimnicos both related to motor performance as the individual's health. The objective of this case study is to report the results and the profile of physical fitness of children between 6 and 12 years old attending the Program Artistic Gymnastics Secretary Municipal Sports (EMS) Center Community Park Madepinho (CECOPAM). A sample of 18 subjects, female, performing the practice at morning or afternoon. To collect data for this case study we used the battery of tests PROESP-Br, www.proesp.ufgrs.br force abdominal endurance, flexibility, explosive strength of lower limbs, upper limbs explosive strength, agility, speed displacement and cardio, also the battery body measurements to define the profile of physical fitness. The results suggest that the variables of physical fitness and health is a higher prevalence of children in the category healthy zone. Regarding physical fitness variables related to motor performance was no significant difference in the mean for the group's Artistic Gymnastics Program.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProgram artistic gymnastics schoolen
dc.subjectGinástica artísticapt_BR
dc.subjectPROESP-Bren
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titlePerfil da Aptidão Física de crianças participantes do Programa de Ginástica Artística no CECOPAMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000902800pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem