Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Flavio Antonio de Souzapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Jessika Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2013-10-25T01:50:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79622pt_BR
dc.description.abstractAs práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractPractices of teaching and learning, in swimming, are few explored in the scientific literature. Considering that children between 3 and 5 years old are going through a time of great transformation, knowledge about the methods used for teaching in this age group is critical to proper practices regarding motor and psychological reality of these children. Thus, the present study aimed to investigate the teaching methods applied in a swimming club and a swimming academy in Porto Alegre with children from 3 to 5 years old. The methodological design chosen for this work was the study of cases, from the classes’ observation and a semi-structured interview application to the selected teachers. Throughout this study issues related to the methodology of teaching swimming, teacher training, educational programs, goals, skills, organization and duration of lessons, use of teaching materials, teaching of playfulness and formal styles were analyzed and discussed. It is concluded that there is a relationship between theory and practice in both institutions and that the issues inherent in the teaching and learning of swimming are intertwined with the training of teachers and the lack of publications about this subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSwimmingen
dc.subjectNatacao : Estilospt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectPracticeen
dc.titleNatação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000902821pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples