Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorNeto, Odoaldo Ivo Rochefortpt_BR
dc.date.accessioned2013-10-09T01:48:30Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78771pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa acompanhar, avaliar e analisar os diferentes aspectos que permeiam um processo de proposta interdisciplinar, desde sua criação até a sua execução, estudando as causas de seu sucesso ou insucesso e suas consequências na qualidade do ensino, tomando como base a prática pedagógica dos professores da Universidade de Caxias do Sul e da rede de ensino da região da serra gaúcha, âmbito educativo onde foi vivenciado o curso de especialização “Novas Metodologias para o Ensino Médio em Ciências, Matemática e Tecnologia”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, do tipo estudo de caso. Os dados analisados foram coletados através de questionários abertos e entrevistas semi-estruturadas com os professores, análise de documentos oficiais, produção textual dos alunos e filmagem das aulas. O processo analítico dos dados foi baseado na análise textual discursiva. A principal perspectiva teórica para a interpretação dos dados foi o referencial de Japiassu e Fazenda. Foram apontados os seguintes obstáculos: trabalho em equipe, aquisição de conhecimento de outras áreas, mudança de velhas práticas, organização escolar, falta de motivação, remuneração das atividades, não comprometimento, grau de conhecimento da legislação e projeto pedagógico, falta de entendimento dos conceitos dos diferentes tipos de disciplinaridade, falta de reuniões e estrutura das escolas. Por outro lado, os benefícios foram: interação com outros professores, trocas de experiências, contínua aprendizagem, aperfeiçoamento profissional, divisão das responsabilidades, aprendizagem dos alunos. Com base no exposto, indicam-se possibilidades para promover um movimento em direção à criação de propostas pedagógicas inovadoras. Adotar a interdisciplinaridade no ensino médio não é uma utopia. É um desafio. Requer muito trabalho e dedicação, mas é uma prática possível. É responsabilidade de cada educador promover as mudanças necessárias para qualificar o ensino brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to monitor, evaluate and analyze the different aspects that permeate the process of interdisciplinary proposal, from its creation to its implementation, studying the causes of their success or failure and its consequences on the quality of education, based on the practice teachers' pedagogical Universidade de Caxias do Sul and education network in the region of Serra Gaucha, educational environment where experienced was the specialization course "New Methodologies for the School of Science, Mathematics and Technology." This is a qualitative research, the case study. Data were collected through open-ended questionnaires and semi-structured interviews with teachers, analysis of official documents, textual production and filming of the students of classes. The analytical process of the data was based on analysis of textual discourse. The main theoretical perspective for the interpretation of the data was the benchmark Japiassu and Finance. Were appointed the following obstacles: teamwork, acquiring knowledge of other areas, change old practices, school organization, lack of motivation, compensation activities, no commitment, degree of knowledge of legislation and pedagogical project, lack of understanding of the concepts of different types of disciplinarity, lack of structure and meetings of schools. On the other hand, the benefits were: interaction with other teachers, exchange of experience, continuous learning, professional development, division of responsibilities, student learning. Based on the foregoing, we indicate possibilities to promote a move towards the creation of innovative teaching proposals. Adopting an interdisciplinary approach in school is not a utopia. It's a challenge. It requires hard work and dedication, but it is a practice possible. It is the responsibility of each educator to promote the changes needed to qualify the Brazilian education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCurriculum parametersen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleInterdisciplinaridade escolar : um caminho possívelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000898727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples