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dc.contributor.advisorBeyer, Hugo Ottopt_BR
dc.contributor.authorCendron, Marinêspt_BR
dc.date.accessioned2013-10-04T01:50:04Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78622pt_BR
dc.description.abstractEsta Dissertação refere-se à formação continuada de professores, em escola de ensino fundamental da RME/POA, sendo que estas se organizam em ciclos. A pesquisa ocorreu em turma de progressão ( composta por alunos que apresentam assincronismo entre sua faixa etária e nível de escolaridade) na qual havia diversas situações envolvendo processos inclusivos, aqui compreendidos enquanto movimentos ligados à prática cotidiana de estar incluindo. Portanto, a situação atual é provisória e pode ser modificada. O referencial teórico que sustentou o trabalho está ligado ao referencial sócio-histórico, a partir das idéias de Vygotski e de outros autores a ele relacionados. Dentre aquelas destacam-se: mediação cultural, zona de desenvolvimento proximal e as relações entre: ensino/desenvolvimento e aspectos afetivos/cognitivos/lingüísticos. Utilizando-se a metodologia de pesquisa-ação, foram desenvolvidos processos coletivos, buscando ampliar conhecimentos e representações ligados às idéias de inclusão de alunos que apresentam problemas no aprender, que tanto podem ser causados por fatores orgânicos como por outras circunstâncias relacionadas à vida sociocultural. Num primeiro momento, a pesquisadora imergiu no contexto pesquisado, visando conhecê-lo. Na segunda fase ocorreram encontros sistemáticos com os professores, a fim de refletir dialogicamente sobre o ensinar e o aprender, entrelaçando aspectos teóricos e os desafios da/na prática cotidiana. Nesta etapa, também foram realizadas observações dos alunos, sendo que os dados colhidos constituíram-se em material de apoio nas discussões. Na parte seguinte, os professores, enquanto co-autores, prestam seu depoimento considerando os processos vivenciados. Para finalizar, a pesquisadora apresenta algumas reflexões envolvendo processos inclusivos no âmbito escolar, formação continuada de professores ligada à metodologia de pesquisa-ação e o referencial sócio-histórico. Além disso, expressa sua esperança no amanhã, que ancorada na prática, pode tornar-se concretude histórica. Nesta lógica, o futuro já está em construção, através de práticas sociais desenvolvidas em processos mutantes e singulares.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigated in-service permanent training of teachers working in primary schools of the Metropolitan Region of Porto Alegre town (Rio Grande do Sul state, Brazil), which are organized in schooling cycles. The research was developed in a “progression class” (class attended by students showing lack of synchrony between their chronological and school age) with different cases of inclusive processes, here understood as movements linked to the daily including practice. Thus, the current condition is temporary and can be modified. The theoretical referential supporting this work is related to the socialhistorical approach, based upon the ideas of Vygotski and other authors connected to him, such as cultural mediation, proximal development zone and the relationships between teaching/development and affective/cognitive/linguistic aspects. Using research/action methodology, collective processes were developed, aiming at widening knowledge and representations linked to the inclusion ideas of students showing learning disabilities, which may be caused both by organic factors or other circumstances connected to the socio-cultural life. Firstly, the researcher entered the investigation setting in order to know it. In the second stage, systematic meetings were held with teachers in order to dialogically think on teaching and learning, weaving theoretical aspects and the defeats from/in the daily practices. During this stage, students were observed and the collected data became supporting material to the discussions. Then, the teachers, as co-authors, made their statements considering the processes they had experienced. Concluding, the researcher present some of her reflections on inclusive processes within the school, on teacher’s permanent inservice training related to the research-action methodology and the social-historical referential. In addition, the researcher states her hope in future, which may become an historical concretion if anchored in the practice. Within this logics, the future is already being built, through social practices developed in changing and singular processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.pt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectSocial-historical theoryen
dc.subjectPermanent in-service trainingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectResearch-actionen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAceleração da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino por ciclospt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleConstruindo caminhos em processos de inclusão escolar : uma experiência de pesquisa-ação com professores da Rede Municipal de Ensino/Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000400529pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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