Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Gloria Isabel Sattaminipt_BR
dc.contributor.authorBastos, Rejane dept_BR
dc.date.accessioned2013-09-26T01:47:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78370pt_BR
dc.description.abstractApresenta panorama sobre serviço de referência nas bibliotecas universitárias que integram o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aborda resultados de pesquisa sobre o serviço de referência e demonstra sua importância em bibliotecas universitárias. Enfatiza a percepção do bibliotecário de referência sobre o serviço, comparando seu entendimento com literatura especializada e diretrizes estabelecidas pela ALA. Traça o perfil do profissional de referência e as características do serviço nas unidades de informação. Tem como metodologia a pesquisa tipo quantitativo-qualitativo e abordagem exploratória, aprimorando conceitos e descritiva, descrevendo características da população. Utiliza como método de observação a análise de conteúdo para descrever e interpretar as respostas. Conclui que a tarefa de satisfazer as necessidades informacionais dos usuários é consenso entre os bibliotecários de referência e que estes profissionais possuem visões semelhantes, porém com enfoques distintos no que diz respeito a um conceito sobre o serviço de referência.pt_BR
dc.description.abstractPresents overview of reference service in academic libraries that are part of the Library System of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Approach results research on the reference service and demonstrates their importance in academic libraries. Emphasizes the perception of the reference librarian about the service, comparing their understanding with literature and guidelines established by the ALA. To outline a profile of professional reference and service characteristics in information units. Methodology to search to a quantitative-qualitative and exploratory approach to improving of concepts and descriptive describing population characteristics. Used as a method of observation content analysis to describe and interpret the answers. I concluded the task of meeting the information need of users is consensus between reference librarians and that these professionals have similar visions but with different approaches with regard to a concept about the service reference.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReference serviceen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectServiço de referênciapt_BR
dc.subjectPerception of the librarianen
dc.subjectAcademic librariesen
dc.titleAnálise do serviço de referência das bibliotecas universitárias do Sistema de Bibliotecas da UFRGS : a percepção do bibliotecáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000899350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples