Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorZancanaro, Thanara Capelaript_BR
dc.date.accessioned2013-09-25T02:22:03Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78321pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que o consumidor insatisfeito visa o reparo aos danos causados a ele. Esse reparo pode ocorrer de diversas formas, uma dessas formas é a retaliação e uma das possibilidades atuais de retaliar as empresas é através da internet. O presente estudo procurou compreender melhor este comportamento de retaliação online. Para atingir aos objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa que contou com a contribuição de doze entrevistados que apresentaram esse comportamento. A coleta de dados foi realizada com base no método storytelling e trabalhada apartir da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que os consumidores escolheram publicar seus casos de insatisfação na internet com o objetivo de alertar seus amigos, conhecidos e familiares sobre a falha da empresa; e de chamar a atenção do fornecedor para que esse reparasse o erro cometido. Os gatilhos identificados durante os relatos foram: a empresa não demonstrar respeito pelo consumidor, quando esse se sente humilhado durante a prestação do serviço; quando a empresa falha no gerenciamento da reclamação; e quando a empresa age de forma ganaciosa. É importamente ressaltar aqui que muitos consumidores não apresentaram gatilhos específicos para o comportamento, esses sofreram com a somatória de falhas ou com eventos insatisfatórios relacionados à empresa e optaram por expor o ocorrido aos seus amigos e conhecidos. A maioria dos entrevistados não sofreu com o duplo desvio, ou seja, decidiram publicar e expor a falha para seus amigos na internet logo após o episódio de insatisfação inicial. Os consumidores apresentaram confiança com a escolha da internet como meio para agir de forma retaliatória. Uma parcela considerável dos informantes afirmou que utilizar a internet para espalhar experiências de consumo já se tornou um hábito. Os sujeitos da pesquisa se apresentaram motivados a utilizar a internet para retaliar as empresas devido ao número de pessoas em sua rede de contatos, bem como o potencial de alcance da informação; pelo conhecimento de que seriam atendidos pelas empresas se reclamassem publicamente; pelo fácil acesso a plataforma; e por já terem lido comentários desta natureza na rede. As emoções que antecederam os comportamentos de retaliação online foram: raiva, decepção, indignação, frustração, rejeição e humilhação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumidor : Comportamentopt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumidor : Satisfação : Internetpt_BR
dc.titleO comportamento de retaliação on-linept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples