Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Paula Fabianapt_BR
dc.date.accessioned2013-09-17T01:46:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78079pt_BR
dc.description.abstractOs filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão Antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. Há distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças; com temáticas complexas, merecem ser debatidos em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractChildren’s movies may be consider an important didactic resource. Some movies present an anthropocentric view revealed by the possession of animals as pets. The movies “Rio” and “Finding Nemo” were chosen to this analysis because fit the goals: verify child’s perceptions about children’s movies involving animal possession and to evaluate the need to include this movies in discussions made in school. 61 students who responded the survey have distinct motivations to want animals as pets. They acknowledge similarities between the movie's protagonist "Rio", Blu, and other birds, but not between Nemo and other fishes. Students identified themselves with some human characters depending on their behavior towards animals. The movies discussed in this study generate different feelings in children and complex thematics such as this one deserve to be discussed in classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren’s moviesen
dc.subjectAnimais silvestrespt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectAnimal possessionen
dc.subjectAnthropocentrismen
dc.titleDebates sobre filmes infantis em sala de aula : uma ferramenta contra a posse de animais silvestrespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000897667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples