A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
dc.contributor.advisor | Verrastro Viñas, Laura | pt_BR |
dc.contributor.author | Luchese, Mariana Scalon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T01:46:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/78078 | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Herpetologia | pt_BR |
dc.title | A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000897665 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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