Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuerra, Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Mariana Krügerpt_BR
dc.date.accessioned2013-09-17T01:46:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78077pt_BR
dc.description.abstractGlobalmente, a sociedade situa-se em uma realidade de mudanças climáticas, desigualdades sociais e sistemas econômicos frágeis, há uma necessidade crescente de inserção do desenvolvimento sustentável, assim o papel especial dos nossos sistemas educacionais no sentido de facilitar, vislumbrar e liderar a mudança para a sustentabilidade tem sido o foco de atenção renovada. O presente trabalho teve como foco diagnosticar e avaliar a inserção transdisciplinar da Educação para a Sustentabilidade nos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de um questionário desenvolvido com base na literatura da inserção da Sustentabilidade na Educação Superior, onde foi possível identificar as barreiras que ainda impedem o desenvolvimento sustentável de permear o ambiente acadêmico e propor, através de pesquisa teórica, alternativas para a superação destes obstáculos a fim de tornar presente a Sustentabilidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e operações de campus, o que requer, essencialmente, uma mudança no sistema de valores da Instituição.pt_BR
dc.description.abstractGlobally, society is situated in a reality of climate change, social inequalities and fragile economic systems, there is a growing need for integrating sustainable development, so the special role of our educational systems to facilitate, envision and lead change for sustainability has been the focus of renewed attention. This paper focuses on diagnosing and evaluating transdisciplinary integration of Education for Sustainability in undergraduate curricula of the Federal University of Rio Grande do Sul through a questionnaire developed based on the literature of the insertion of Sustainability in Higher Education, where it was possible to identify barriers that still impede sustainable development of permeating the academic environment and propose, through theoretical research, alternatives to overcome these obstacles in order to make this Sustainability present in the areas of teaching, research and campus operations, which requires essentially , a change in the value system of the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation for sustainabilityen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.titleEducação para a sustentabilidade : diagnóstico e soluções acerca da inserção em uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.identifier.nrb000897663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples