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dc.contributor.advisorDornelles, Leni Vieirapt_BR
dc.contributor.authorBischoff, Daniela Lemmertzpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-22T01:45:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77233pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresentada nessa Dissertação de Mestrado investiga de que forma um trabalho com literatura infantil com temáticas afro-brasileiras pode qualificar, discutir e problematizar os conceitos de diferenças raciais entre crianças de uma turma de Educação Infantil em escola pública municipal. Através da perspectiva com uma inspiração pós-estruturalista e da metodologia de pesquisas com crianças, em que concebo que elas são parceiras de pesquisa, trato de investigar as concepções de raça entre alunos dessa turma, a partir do ponto de vista de cada criança, na interação com os materiais propostos para a pesquisa, principalmente os livros de literatura infantil com personagens negros. Discuto como esses materiais podem evidenciar/reforçar/alterar a posição das crianças frente aos seus modos de viver a racialidade. Busca-se, através da literatura infantil com temática afrobrasileira, proporcionar outras formas de ver-se enquanto branco, negro, mestiço, mulato, etc., refletindo também sobre as histórias familiares sobre o tema e as relações que as crianças estabelecem entre pares. Sabemos que as infâncias são múltiplas e assim também são as formas como as crianças se veem e veem seus colegas e as discussões sobre essas formas de ver a si e ao outro entendo como fundamentais na constituição das identidades infantis.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates how a work of children’s literature with African Brazilian themes may qualify, discuss and problematise concepts of racial differences among kids in a Children’s Education class in a municipal school. In a poststructuralist perspective and research methodology with children who in my opinion are research partners, we investigate conceptions of race among this classroom students from each child’s viewpoint in interaction with materials proposed for the research, particularly children’s literature books with Black characters. We discuss how these materials may emphasise/reinforce/change children’s position towards their way of dealing with raciality. Through children’s literature of African Brazilian themes, we seek to provide other ways of identifying white, Black, Mestizo, Mulatto people, also reflecting on family stories about the subject and relationships children have among them. We know that there are multiple childhoods and so are ways in which children see themselves and their peers and discussions about ways of seeing themselves and others as a key way to shape children’s identities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhoodsen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectResearch with childrenen
dc.subjectAfrican brazilian children’s literatureen
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectDifferencesen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.titleMinha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000896364pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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