"Sou Sem Terra, Sou Guerreiro" : estudo acerca da constituição do engajamento militante em um espaço de educação popular a partir das trajetórias de vida de militantes do MST
dc.contributor.advisor | Schuch, Patrice | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Yasmine Massaro Carneiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-08-16T01:46:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/77159 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é, a partir da perspectiva antropológica, buscar compreender os sentidos do engajamento militante em um espaço de educação popular, através da análise de trajetórias de vida de militantes sociais. Este trabalho se delineou a partir de uma etnografia realizada no Instituto de Educação Josué de Castro (Veranópolis/RS), espaço ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST. Entendendo-se este movimento como um espaço de resistência e a escola como lugar reivindicatório de um novo estatuto de saberes, pensa-se o processo de constituição do engajamento através da tensão entre a identidade Sem Terra, os projetos de vida e as redes de militância dos sujeitos pesquisados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engajamento político | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos sem-terra | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | "Sou Sem Terra, Sou Guerreiro" : estudo acerca da constituição do engajamento militante em um espaço de educação popular a partir das trajetórias de vida de militantes do MST | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000894894 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License