Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStrieder, Adelir Josept_BR
dc.contributor.authorPalma, Ivone Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:09:23Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7708pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da percepção ambiental da comunidade educativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (professores, alunos e técnicos administrativos). O estudo da percepção ambiental de uma população é fundamental para compreender as inter-relações da mesma com o seu ambiente. Conhecendo a realidade desta comunidade, pode-se realizar projetos de educação ambiental que atenda as necessidades encontradas nesta população. Conforme a Conferência de Tbilisi, a educação ambiental deve girar em torno de problemas concretos e ter um caráter interdisciplinar. Conforme a Política Nacional de Educação Ambiental, a educação ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino, formal e informal. Este trabalho foi realizada uma pesquisa quantitativa, baseada em um questionário pré-estabelecido, com uma amostra de 1042 entrevistas. Com a análise dos dados observou-se que a comunidade educativa da UFRGS está preocupada com as questões ambientais, mas está pouco envolvida em ações concretas. A comunidade educativa da UFRGS possui trabalhos que permitem uma análise mais apurada das relações entre a percepção ambiental dessa comunidade e a educação ambiental, como o Relatório de Resíduos Sólidos (GIGA), que trata da gestão dos resíduos produzidos nessa comunidade. Além disso, a UFRGS passa, a partir de 2006, a oferecer um Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, o qual pode contribuir significativamente para a consolidação de um processo de educação ambiental e de gestão de resíduos dentro da UFRGS. Este trabalho demonstrou a necessidade de implantação de um projeto de Educação Ambiental na UFRGS, e os resultados desta pesquisa poderão servir como subsídio para a elaboração deste projeto.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to carry out a diagnosis of the environmental perception of the educative community of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (teachers, students and administrative staff). The study of the environmental perception of a population is a basic tool for understanding the interrelations between people and their environment. Knowing the reality of this community, projects of environmental education can be carried out according to the necessities found in that population. According to Tbilisi Conference, the environmental education must turn around concrete problems and have an interdisciplinary basis. According to Brasillian National Politics on Environmental Education, the environmental education must be carried out in all levels of education, formal and informal. This work carried out a quantitative research, based on a pre-established questionnaire, It was accomplished through a sample of 1042 interviews. Statiscal analysis of the data made possible to ralize that the educative community of the UFRGS is environmental issue, but is little involved in concrete actions. The educative community of UFRGS has developed some projectos that enable a more refined analysis of the relationships between the environmental perception of this community and the environmental education, as stated in the Report of Solid Residues (GIGA). In the same way, UFRGS willoffer, from 2006 on, a Graduation Course on Environmental Engineering, which can contribute significantly to the environmental education and management of residues in UFRGS. This work demonstrated the need of Environmental Education Projects in UFRGS, and the results of this research can contribute to the elaboration of such projecten
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.titleAnálise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000554402pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples