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dc.contributor.advisorVassoler, Jakson Manfredinipt_BR
dc.contributor.authorMarín Mira, Diego Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2013-07-20T01:46:40Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76035pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho se verifica, nas condições de projeto, o membro estrutural principal da asa de uma aeronave não tripulada, projetada pela equipe AeroDesign da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Este membro é composto de dois materiais, sendo um deles um material compósito que foi utilizado para reforçar a estrutura frente à alta tensão de flexão esperada. Utilizou-se uma abordagem através das teorias de viga, levando em consideração os materiais presentes, onde foi verificado se a atual configuração do projeto é aceitável. Os resultados foram obtidos através de cálculos analíticos atendendo normas de projeto aeronáutico. Com a análise, foi verificado se a asa cumpre os requisitos mínimos segundo a norma aeronáutica. Posteriormente, foi proposta uma modificação buscando atingir a eficiência estrutural desejada inicialmente pela equipe, sugerindo uma nova configuração para reduzir peso.pt_BR
dc.description.abstractThe focus of this paper is to analyze the performance of the main structural component of an unmanned aerial vehicle wing and verify its compliance to the main project requirements. This vehicle is designed by the AeroDesign team of the Rio Grande Do Sul Federal University. The wing is made of two different materials, one of which is a composite that has been used to reinforce the structure due to a high bending axial stress. The approach was based upon beam theories, considering the specific materials in use, and the results were obtained through analytical calculations, complying with technical regulations that guide the aircraft design. Through the analysis it was determined whether the wing complies with the aviation regulation minimum requirements. Finally, a modification to the initial project was suggested to achieve the desired structural efficiency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectStructural analysisen
dc.subjectWing sparen
dc.subjectComposite materialsen
dc.titleAnálise estrutural da longarina de asa em material compósito em uma aeronave não tripuladapt_BR
dc.title.alternativeStructural analysis of a composite wing spar in an unmanned aerial vehicle en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000893067pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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