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dc.contributor.advisorCarvalho, Cristina Amelia Pereira dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Lucas Sagrilo dospt_BR
dc.date.accessioned2013-07-03T01:43:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/73020pt_BR
dc.description.abstractA consolidação do exercício da Odontologia através de empresas é fato na atualidade. Esta relação, entretanto, revela-se paradoxal quando confrontadas as características e os objetivos do modelo empresarial com as características profissionais e éticas da Odontologia. Através de um estudo de caso realizado em cinco Clínicas Populares de Odontologia de Porto Alegre, buscou-se verificar esta influência através dos impactos das características e da estratégia destas clínicas nas condições organizacionais de trabalho dos cirurgiões-dentistas. Como resultado deste estudo, verificou-se, principalmente, que há um perfil definido de profissionais que trabalham nestas clínicas; que as características empresariais são claras e relacionadas à ênfase na estratégia de baixo custo e que as condições organizacionais de trabalho representam pilar importante na consecução da estratégia e ao mesmo tempo são desrespeitadas, em relação aos princípios legais e éticos da profissão. Embora os resultados não sejam absolutos quanto à população das clínicas, não podendo ser feitas generalizações a respeito, foi possível elucidar as práticas do modelo em questão e identificar lacunas que podem ser alvos de estudos posteriores.pt_BR
dc.description.abstractThe consolidation exercise of Dentistry through companies is fact today. This relationship however proves to be paradoxical when confronted the characteristics and goals of the business model with the characteristics of professional and ethical dentistry. Through a case study conducted in five Popular Clinics of Dentistry in Porto Alegre, aimed to verify this influence through the impacts of these characteristics and clinics strategy in organizational conditions of work of the dentists. As a result of this study it was found mainly that there is a definite profile of professionals working in these clinics; business features that are clear and related to the emphasis on lowcost strategy and organizational conditions of work represent important base in the achievement of the strategy, at the same time are disrespected in relation to legal and ethical principles of the profession. Although the results aren’t absolute as to population of these clinics, and can’t be made generalizations about, was possible to elucidate the practices of the model in question and identify gaps that may be targets for future studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness logicen
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectPractice of dentistryen
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectPopular clinics of dentistryen
dc.titleA lógica empresarial e o exercício da odontologia : o caso da clínica popular de odontologia de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000891474pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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