Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorXimenes, Simone Sousa Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2013-06-13T01:46:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72431pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho aborda a importância da avaliação e monitoramento de projetos de educação ambiental. Refere-se à análise dos relatórios avaliativos, que fazem parte do plano de monitoramento da Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica, programa contínuo de educação ambiental do Instituto Curicaca, que envolve comunidades do entorno de unidades de conservação. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os relatórios avaliativos de 2011, que foram elaborados no final de cada encontro de educação ambiental, visando identificar as diferentes percepções, descrições, discursos contidos nesses documentos, buscando, a partir dessa análise, avaliar as potencialidades e possíveis fragilidades desse instrumento de monitoramento e propor melhorias para sua efetividade. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, seguindo os princípios do estudo de caso. Nesses relatórios são analisados o desenvolvimento, com cada grupo, das atividades realizadas, uma descrição geral do comportamento e capacidade crítica do grupo e participação dos professores. Verificou-se a complexidade de análise desses documentos devido a quantidade e diversidade de informação. A partir da compilação dos dados em tabelas de avaliação foi possível analisar as atividades de acordo com os seus objetivos e relevância para cada turma, a relação de motivação das turmas em cada encontro e a importância do envolvimento dos professores. Dessa forma a revisão e consulta se torna mais rápida. Sugere-se uma revisão desse instrumento para que ele se torne mais objetivo para ser produzido e revisado, mantendo as informações mais relevantes e os indicadores de avaliação claros para todos os envolvidos. Na analise do texto dos documentos foi possível identificar resultados importantes em relação ao comportamento e capacidade crítica dos alunos, envolvimento ativo de alguns professores e grandes aprendizados para a equipe, além da reflexão sobre desafios que devem ser repensados na continuidade do projeto. Dessa forma, o instrumento avaliativo levantou informações muito importantes para o processo e a partir da reflexão levou a alguns aprimoramentos ao longo do desenvolvimento dos encontros. Entretanto, considera-se que ele pode ser elaborado de modo mais dinâmico ou sintético para permitir consultas mais rápidas pela equipe, visando facilitar cada nova atividade relacionada às formações em Educação Ambiental da ONG Curicaca.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleAvaliação e monitoramento em projetos de Educação Ambiental : processo em constante revisão e aprimoramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000884200pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples