Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Eliane Kaltchuk dospt_BR
dc.contributor.authorSchuller, Ártur Krumbergpt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72359pt_BR
dc.description.abstractOs livros didáticos são considerados uma ótima ferramenta para que o docente possa organizar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Porém, se a aula for baseada apenas na utilização desse recurso, os alunos correm o risco de perderem o interesse e não aprenderem o que lhes é proposto. Sendo assim, se os livros escolares trouxerem informações pertinentes e ordenadas de um modo estratégico, que prenda o aluno aos assuntos abordados, o aluno poderá ser levado a um mundo mais interessante e as aulas serão levadas para casa com muito mais empolgação. Ao longo das minhas atividades docentes, percebi que as perguntas feitas pelos alunos geralmente fugiam do que era encontrado nos livros. Este fato despertou-me para essa temática. Sabemos, que de modo geral, as escolas públicas não desfrutam de boa infra-estrutura e que isso dificulta as atividades práticas na escola, deixando, muitas vezes, apenas os livros didáticos como recurso para as aulas. Portanto, os livros acabam sendo muito mais utilizados do que deveriam. O objetivo deste trabalho é averiguar se a apresentação dos conteúdos nos livros escolares está sendo feita de forma a gerar o interesse e a curiosidade dos alunos de ensino médio em relação ao ensino de Genética. Os alunos sempre tentam saber o por que de aprender o que está sendo ensinado e muitas vezes os professores respondem a essas perguntas de modo a não satisfazer o aluno, e esse, volta para a sua casa sem se importar com o que está vendo na escola. Embora os livros escolares tragam assuntos importantes e atuais, esses assuntos podem estar sendo apresentados de uma forma que não despertem a atenção do aluno. Nesse trabalho, foram analisados quatro livros didáticos com conteúdos de Genética, sendo avaliado se esses conteúdos poderiam ser apresentados junto com assuntos mais complexos e presentes no dia a dia dos alunos, bem como, a proposição de possíveis alterações na estruturação dos conteúdos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleA genética nos livros escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872160pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples