Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Andreaspt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Larissa Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:35Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72345pt_BR
dc.description.abstractEstudos de Impacto Ambiental (EIAs) são o principal documento de avaliação de impactos de empreendimentos sujeitos ao licenciamento. Um EIA deve ser executado com a melhor qualidade possível para que possa ser efetivo nas tomadas de decisões futuras. Neste trabalho apresentamos um diagnóstico dos EIAs referentes ao licenciamento ambiental de rodovias, focando na avaliação da mortalidade de fauna e na relação entre essa avaliação e a proposição de medidas para mitigar esse impacto. Realizamos um levantamento dos EIAs relacionados ao licenciamento de implantação/pavimentação e/ou duplicação de estradas no Brasil. Revisamos as informações relevantes para subsidiar as decisões sobre a necessidade de mitigação e escolha e implantação da estratégia a ser utilizada. A avaliação foi feita utilizando critérios formulados para avaliação dos EIAs. Obtivemos um escore final relativo baseado em porcentagem por critério e por estudo avaliado, este último foi classificado conforme sua qualidade/efetividade. A hipótese de que os estudos de diferentes tipos de empreendimentos diferem na qualidade foi testada através de ANOVA. Do total de dez EIAs avaliados, cinco estudos apresentaram monitoramento de atropelados. Em termos de qualidade, 50% dos EIAs foram classificados como Não-satisfatório e 50% como Ruim. Não houve diferença significativa entre os estudos de implantação/pavimentação e de duplicação de rodovias. A análise de padrões temporais de atropelamentos foi o pior critério para todos os estudos. Ficou evidente que os EIAs avaliados apresentam uma baixa qualidade no que se refere à mortalidade de fauna por colisão com veículos. Os critérios aqui utilizados para avaliação dos EIAs podem ser definidos como pontos essenciais para constar em um estudo de impacto. O principal motivo da falta de qualidade dos EIAs está vinculado à falta de formulação das perguntas corretas e a não adequação de métodos e é indispensável que os órgãos licenciadores exijam estudos mais consistentes e objetivos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectFaunapt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.titleAvaliações de impacto ambiental de rodovias : as perguntas estão sendo respondidas?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTeixeira, Fernanda Zimmermannpt_BR
dc.identifier.nrb000873185pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples