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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Fabiano de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:33Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72340pt_BR
dc.description.abstractVários fenômenos da natureza, como o surgimento de uma espécie ou a formação de uma montanha, só ocorrem ao longo do imenso tempo geológico, que ultrapassa a duração de muitas vidas humanas. Compreender essa escala de tempo enorme, medida em milhões e bilhões de anos, exige o desenvolvimento da capacidade de abstração. O livro didático, uma importante ferramenta de ensino nas salas de aula, embora seja constantemente melhorado em decorrência da avaliação realizada no contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), ainda poderia ser aperfeiçoado no que diz respeito à abordagem do tempo profundo. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise qualitativa de aspectos recorrentes nas formas como o tempo geológico é apresentado nas 8 coleções de livros de Biologia, do Ensino Médio, recomendadas no Guia do PNDL 2012. As diferentes formas de abordagem do tempo geológico foram organizadas em nove categorias, sendo a mais frequente a menção à duração de eventos biológicos e/ou geológicos em exercícios, tabelas, gráficos, esquemas, filogenias, legendas de figuras entre outros. Explicações mais detalhadas sobre o trabalho do paleontólogo e sobre os métodos de datação do tempo (relativa e absoluta) existem em menor número. Pôde-se constatar que a maioria dos autores não faz uso de analogias que associem o tempo geológico com exemplos do cotidiano, tais como o calendário e o relógio, as quais facilitariam a visualização e a compreensão do tempo profundo. E, quando o fazem, muitas vezes exploram esse recurso de uma forma inadequada. Se apresentado de uma maneira atraente e significativa, o tempo geológico, marcado por episódios de surgimento e extinção de espécies biológicas, bem como por grandes alterações da distribuição de continentes, do clima e do relevo do planeta, pode servir para dar início a discussões socioambientais implicadas no exercício pleno da cidadania, tais como a produção da biodiversidade e do equilíbrio de ecossistemas, os quais levaram milhões de anos para surgirem, mas vem sendo extintos massivamente nos últimos cem anos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectTempo geológicopt_BR
dc.titleComo o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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