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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorPaula, Filipe Araujo dept_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:32Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72339pt_BR
dc.description.abstractA falta de divulgação e popularização científica por parte dos centros de pesquisas das Universidades brasileiras é visível. A prioridade e os esforços estão principalmente na disseminação via periódicos acadêmicos, limitando o acesso dessas informações e descobertas apenas a um público específico. Quando os veículos de divulgação, como folders, cartazes ou flyers carregam um caráter educativo, orientando o leitor a agregar novas técnicas e atitudes nas ações do dia a dia, eles recebem a titulação de Material Educativo Informativo, MEI. Os MEIs são muito utilizados pelas instituições governamentais, porém as universidades carregam muito pouco da responsabilidade em transmitir ações educativas, como a preservação e conscientização ambiental. Tendo um folder ambiental focado na conservação da biodiversidade como objeto de estudo se analisou sua utilidade como divulgador e popularizador científico e como suporte educativo a essa divulgação quando considerado um MEI. Foi escolhido como sujeitos da pesquisa estudantes de quatro cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Ciências Sociais, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Ciências Econômicas de diferentes etapas. A escolha por alunos dos respectivos cursos se deu pela proximidade problemática sócio-ambiental existente entre os proprietários de terras (população rural) e as respectivas bases curriculares. Foram preenchidos 49 questionários contendo sete perguntas a respeito de suas percepções sobre o uso de folders na divulgação científica assim como o papel das universidades na divulgação de suas descobertas e na relação existente com a sociedade. A partir de cinco perguntas abertas realizou se uma abordagem qualitativa e quantitativa das respostas e sobre uma categorização dos conteúdos segundo Bardin, L., 1979 se analisou o uso do folder como suporte educativo na resolução das perguntas sobre três principais categorias, Saberes do Folder, Saberes Técnicos e Saberes Genéricos Prévios. Constatou-se que o folder ambiental como MEI, foi utilizado por todos os alunos em suas respostas, além de instigar o uso de Saberes Técnicos de cada curso, diagnosticando suas identidades e domínios sobre a realidade socioambiental encontrada entre os proprietários de remanescentes florestais. Observou se que sozinho o folder ambiental não é capaz de fornecer as bases educativas necessárias para uma transformação comportamental. Entretanto, ele pode ser utilizado para retirar da alienação pessoas sem nenhuma responsabilidade socioambiental e, principalmente, ser usado como suporte educativo a projetos de educação ambientais de ampla atuação, assim como atividades em salas de aula e saídas de campo, sendo dessa forma também considerado um Material Didático Informativo alternativo. Conclui se que devemos exigir que materiais de divulgação e popularização científica ou MEIs sejam mais desenvolvidos e valorizados pelos centros de pesquisa das universidades, que os pesquisadores se esforcem em popularizar suas descobertas através de uma linguagem menos técnica. Dessa maneira estaremos motivando uma sociedade ainda alienada culturalmente e cientificamente a atuar em uma mudança comportamental na busca por melhores condições socioambientais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleFolder ambiental : um suporte educativo à divulgação científica focado na conservação da biodiversidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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