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dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Gilberto Cavalheiropt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:31Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72337pt_BR
dc.description.abstractA linguagem compõe um dos elos fundamentais na relação da estrutura social. É através da forma como se estabelece os vínculos comunicativos que a captação, entendimento e assimilação de novos conceitos podem ser melhor aproveitados. O microcosmo da sala de aula promove uma intensa confluência de valores e códigos que estão associados ao contexto histórico-social de seus atores. A capacidade de lidar com as diferentes linguagens e apropriar-se da realidade da aula pode ser substancial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem elaborado pelo professor. No presente trabalho, abordo temas relacionados aos problemas do processo educativo frente aos novos paradigmas que surgem no campo docente. A partir da crítica inicial ao imperativo conteudista que fecha as via de comunicação entre professores e alunos, sempre comprimidos em prazos e incumbidos de ―vencer o cronograma‖, é feita a análise da importância da valorização das diferentes linguagens e falas em sala de aula. A metodologia empregada na pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizadas gravações de aulas de alunos de estágio docente da Licenciatura em Ciências Biológicas para a análise das estruturas discursivas e marcadores de linguagem proximal e comportamento verbal de aproximação. As gravações transcritas foram tabuladas em episódios que destacam o contexto dos enunciados e as pistas do discurso e linguagem utilizados pelos professores estagiários. Os resultados obtidos apóiam a importância dos aspectos discursivos e estratégias comunicativas dos professores, em sala de aula. Percebemos que uma estratégia comunicativa que se apropria do contexto histórico-social dos alunos fomenta o diálogo amplo, não restringindo o desenvolver da aula em perguntas e respostas, mas sim a exploração reflexiva e a apropriação dos conhecimentos espontâneos dos alunos pelo professor, com posterior utilização desses para a aproximação com o conhecimento científico sistematizado. Sob os aspectos de formação docente, cabe ressaltar a importância de uma maior atenção na área comunicativa e discursiva dos futuros professores em formação e a extensão das atividades práticas em sala de aula com oportunidade reflexiva sobre o presente tema.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleDiferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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