Diferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciências
dc.contributor.advisor | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Gilberto Cavalheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T01:47:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/72337 | pt_BR |
dc.description.abstract | A linguagem compõe um dos elos fundamentais na relação da estrutura social. É através da forma como se estabelece os vínculos comunicativos que a captação, entendimento e assimilação de novos conceitos podem ser melhor aproveitados. O microcosmo da sala de aula promove uma intensa confluência de valores e códigos que estão associados ao contexto histórico-social de seus atores. A capacidade de lidar com as diferentes linguagens e apropriar-se da realidade da aula pode ser substancial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem elaborado pelo professor. No presente trabalho, abordo temas relacionados aos problemas do processo educativo frente aos novos paradigmas que surgem no campo docente. A partir da crítica inicial ao imperativo conteudista que fecha as via de comunicação entre professores e alunos, sempre comprimidos em prazos e incumbidos de ―vencer o cronograma‖, é feita a análise da importância da valorização das diferentes linguagens e falas em sala de aula. A metodologia empregada na pesquisa é de cunho qualitativo, sendo utilizadas gravações de aulas de alunos de estágio docente da Licenciatura em Ciências Biológicas para a análise das estruturas discursivas e marcadores de linguagem proximal e comportamento verbal de aproximação. As gravações transcritas foram tabuladas em episódios que destacam o contexto dos enunciados e as pistas do discurso e linguagem utilizados pelos professores estagiários. Os resultados obtidos apóiam a importância dos aspectos discursivos e estratégias comunicativas dos professores, em sala de aula. Percebemos que uma estratégia comunicativa que se apropria do contexto histórico-social dos alunos fomenta o diálogo amplo, não restringindo o desenvolver da aula em perguntas e respostas, mas sim a exploração reflexiva e a apropriação dos conhecimentos espontâneos dos alunos pelo professor, com posterior utilização desses para a aproximação com o conhecimento científico sistematizado. Sob os aspectos de formação docente, cabe ressaltar a importância de uma maior atenção na área comunicativa e discursiva dos futuros professores em formação e a extensão das atividades práticas em sala de aula com oportunidade reflexiva sobre o presente tema. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Diferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873074 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1363)