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dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorMittmann, Edinei Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72006pt_BR
dc.description.abstractA Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos. Este trabalho traz como tema “A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” e tem como objetivo compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil como incentivo a leitura, auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois suscita o imaginário infantil, estimula o intelecto e a formulação de hipóteses desenvolvendo assim, o potencial e as habilidades da criança. Durante o Estágio, que foi realizado em uma escola de Educação Infantil da rede municipal com uma turma de pré-escola, inseri em vários momentos a contação de histórias infantis, utilizando a literatura como um recurso metodológico e também em atividades lúdicas, pois percebia que as crianças adoravam estes momentos de interação com os livros. Foi muito gostoso trabalhar com história, pois eles prestavam muita atenção no que estava sendo contado, e consequentemente se interessavam nas atividades seguintes, demonstrando prazer em executá-las, além de aguçar o seu imaginário e desenvolver a sua oralidade deixando as aulas sempre mais instigantes. A partir de leituras realizadas e da prática de estágio, construí a pergunta central deste trabalho interrogando, “COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, pois acredito que a criança necessita ouvir histórias infantis para desenvolver sua personalidade em todas as etapas do seu desenvolvimento. Para fundamentar o tema escolhido busquei referencias em Abramovich, Áries, Lajolo, entre outros. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, pois investiga a experiência vivenciada no estágio, tendo como foco a contação de histórias na Educação Infantil. Os dados envolveram o registro de observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas e rotinas diárias na escola campo de estágio. Com base nos estudos, nas questões levantadas e nas práticas vivenciadas no estágio, constata-se que a contação de história vai muito além de ouvir histórias. É viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, encantando e despertando no aluno a curiosidade e o desejo por novas descobertas e aprendizagens.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNarração de históriaspt_BR
dc.subjectHora do contopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA contação de histórias na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880912pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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