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dc.contributor.advisorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorTentardini, Rodrigo Meottipt_BR
dc.date.accessioned2013-04-16T01:44:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70325pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar diferenças relacionadas ao sexo e ao estado nutricional no nível de atividade física nas aulas de Educação Física de escolares de 8-10 anos de idade (n= 137). A atividade física foi avaliada através do pedômetro em 4 aulas de Educação Física em 2 escolas e a obesidade através do cálculo do IMC. Para analisar os dados utilizamos ANOVA e Testes de continuidade Tuckey post hoc. Crianças obesas são menos ativas nas aulas de Educação Física (M = 63,03, dp =19,99) do que crianças com peso saudável (M =76,93, dp =25,54). Também foram encontradas diferenças significativas entre meninos e meninas. Meninos (M = 83,01, dp = 24,74) foram mais ativos do que meninas (M= 59,63, dp = 16,95). Estratégias de ensino que favoreçam o aumento dos níveis de atividade física e participação de forma semelhante de todas as crianças independente de sexo ou estado nutricional nas aulas de Educação Física precisam ser implementadas.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study investigate sex-related differences in nutritional status and physical activity in physical education classes for students from 8-10 years of age (n=137). Physical activity was assessed using the pedometer on 4 physical education classes in two schools and obesity by calculating BMI. To analyze the data we use ANOVA and continuity tests Tuckey post hoc. Obese children are less active in physical education classes (M = 63,03, dp =19,99) than children with healthy weight (M =76,93, dp =25,54). Also significant differences were found between boys and girls. Boys (M = 83,01, dp = 24,74) were more active than girls (M= 59,63, dp = 16,95). Teaching strategies that promote increased levels of physical activity and participation in a similar way to all children regardless of sex or nutritional status in physical education classes need to be implemented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotor developmenten
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectChildhood obesityen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPhysical education classesen
dc.titleNíveis de atividade física e estado nutricional de escolares de 08-10 anos : uma investigação nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSpessato, Barbara Coiropt_BR
dc.identifier.nrb000875718pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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