Avaliação em educação física : como os estagiários avaliam a aprendizagem dos estudantes na escola?
dc.contributor.advisor | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Greco, Giordano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-16T01:44:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/70321 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de corte qualitativo tem como tema a Avaliação em Educação Física Escolar e objetiva compreender como os estudantes do curso de Educação Física da UFRGS pensam e avaliam a aprendizagem dos alunos durante o estágio obrigatório na escola. O objetivo geral é identificar como os estudantes de EFI avaliam os seus alunos, buscando refletir sobre as possíveis dificuldades encontradas durante a realização do estágio. O instrumento de coleta de informações utilizado foi um questionário, que foi enviado por e-mail para vinte estagiários. Dos vinte questionários enviados, somente, oito retornaram preenchidos. Os estudantes de Educação Física que participaram da pesquisa realizaram o estágio obrigatório nas escolas da rede estadual de ensino em Porto Alegre. Dos oito colaboradores, seis eram estagiários do ensino médio e dois do ensino fundamental. Ao final deste trabalho entendo que os estagiários possuem elementos teóricos que lhes permitem atuar como professores que se preocupam com a aprendizagem dos alunos. A atividade docente, particularmente, no que tange a avaliação foi conduzida respeitando uma ordem fundamental. Os estagiários, inicialmente, planejaram o trabalho que seria desenvolvido durante o semestre. Estabeleceram objetivos, escolheram os instrumentos e os critérios de avaliação. Foi possível identificar uma característica formativa na maneira como os estagiários conduziam o processo avaliativo, sempre mencionando a importância de adequar os conteúdos ao nível de aprendizado dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research of cut quality is as subject to evaluation in Physical Education at school and aims at understanding how the students of the Physical Education Course of UFRGS think and assess student learning during the internship required in school. The general objective is to identify as the students of EFI assess their students, seeking to reflect on the possible difficulties encountered during the completion of the internship. The instrument to collect information used was a questionnaire that was sent by e-mail to twenty interns. Of the twenty questionnaires sent, only, eight were returned completed. Of the eight employees, six were trainees of middle school and two elementary schools. At the end of this work I understand that the trainees have theoretical elements that let them act as teachers who are concerned with the learning of students. THE teaching activity, particularly, with respect to the assessment was conducted by respecting a fundamental order. Trainees, initially, planned the work that would be developed during the semester. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | School physical education | en |
dc.title | Avaliação em educação física : como os estagiários avaliam a aprendizagem dos estudantes na escola? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875727 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)