Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorEnderle, Benhur Dalla Norapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-16T01:43:58Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70300pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da iniciação esportiva no futebol. Esta monografia se caracteriza como uma revisão de literatura, sendo fontes de pesquisa as principais revistas científicas nacionais, artigos, livros, capítulos de livros, teses e dissertações e busca ajudar na ampliação de conhecimento acerca do processo de ensino e aprendizagem no futebol. O objetivo é de analisar aspectos importantes quanto à iniciação esportiva de crianças e adolescentes no futebol e de identificar na literatura como os profissionais da educação física devem se portar ao trabalhar a questão da iniciação. A prática esportiva, se desenvolvida adequadamente, é muito benéfica no processo de formação das crianças e dos jovens. A partir do que foi analisado, pode-se concluir que o professor de educação física, principalmente no futebol, que é o foco desse estudo, tem que ser mais do que um simples repassador de conhecimentos. Ele precisa demonstrar entusiasmo ao ensinar, ser dedicado, amoroso, amigo e companheiro em todos os momentos. Agindo assim, as crianças e os jovens sentir-se-ão protegidos e seguros, tendo no professor uma referência na sua trajetória esportiva e profissional. Em síntese, podemos afirmar que este estudo será fundamental para que os futuros profissionais da educação física que queiram trabalhar com a iniciação esportiva, tenham uma referencia e possam utilizar os autores citados nesta revisão de literatura.pt_BR
dc.description.abstractThis paper deals with the sports initiation in soccer. At the same time this work is characterized as a literature review in which research sources cover major national scientific journals, articles, books, book chapters, theses and dissertations, it also seeks to help expand knowledge about the soccer teaching and learning process. The goal is to analyze important aspects about the sport initiation of children and adolescents in soccer and to identify in the literature how physical education professionals must prepare themselves to address the issue of initiation. Sports, if properly approached, are very beneficial for the development process of children and young people. From what has been analyzed, it can be concluded that the Physical Education teacher, especially when dealing with soccer, which is the focus of this study, has to be more than a simple knowledge worker. He needs to show enthusiasm in teaching, be dedicated and loving, a friend and companion at all times. By doing so, children and young people will feel safe and secure, considering the teacher as a model in their sports and professional careers. In summary, we can say that this study will be referential to the future physical education professionals who want to work with sports initiation and will be able to use the authors cited in this literature review.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports initiationen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSocceren
dc.subjectDevelopmenten
dc.titleA iniciação esportiva no futebol : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples