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dc.contributor.advisorMoraes, Jose Ciceropt_BR
dc.contributor.authorCarlet, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2013-04-13T01:45:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70253pt_BR
dc.description.abstractO feedback é considerado uma das mais importantes ferramentas no processo de gestão do ensino da técnica e da tática na área dos esportes coletivos. Este trabalho investigou as formas de expressão do feedback extrínseco entre treinadores que atuam no futebol de base. O estudo foi do tipo qualitativo e se caracterizou por uma pesquisa descritiva exploratória, sendo a investigação realizada através de uma entrevista semi-estruturada, abordando cinco questões à seis treinadores, que atuam em categorias de base de dois grandes clubes da cidade de Porto Alegre-RS. Após análise das entrevistas, verificamos que os treinadores valorizam o feedback extrínseco no processo de ensinoaprendizagem- treinamento. Sendo que para estes profissionais entrevistados, a utilização desta ferramenta deve ocorrer com uma dosagem correta, de forma clara e adequado à faixa etária. Quase totalidade dos entrevistados afirma que a transmissão de informações assume maior importância em categorias mais novas e/ou em estágios iniciais de treinamento. Analisando a diferença de aplicação, levando em consideração qualidades técnicas e táticas, encontramos divergências de concepções, pois alguns treinadores afirmam utilizar o feedback para todo o grupo de atletas, sendo que outros admitem fazer o uso em maior escala aos atletas titulares. O estudo parece revelar que cada treinador tem sua linha de trabalho, não seguindo necessariamente uma proposta de instrução, relativamente ao feedback extrínseco, advinda do clube onde atuam profissionalmente.pt_BR
dc.description.abstractFeedback is considered one of the most important tools in the management process of teaching technique and tactics in the field of sports. This study investigated the expression forms of extrinsic feedback from coaches working in youth football. The study was a qualitative and characterized by a descriptive exploratory research being conducted through a semi-structured interview, addressing five questions to six coaches, who work in two basic categories of major clubs in the city of Porto Alegre-RS. The results obtained after the interviews confirmed the great value of extrinsic feedback in the teaching-learning-training, the coaches interviewed for this tool must occur with a correct dosage, in a clear and appropriate to the age group. Almost all of the respondents said that the transmission of information takes on greater importance in younger categories and / or in the early stages of training. Analyzing the difference of application, taking into account technical and tactical qualities, we found differences in conceptions because some coaches say use the feedback to the whole group of athletes, while others admit to use on a larger scale to athletes holders. The study seems to reveal that each coach has his line of work, not necessarily following a proposed instruction, feedback relative to extrinsic, arising out of the club where they work professionally.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFootballen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectCoachen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstructionen
dc.subjectTreinadorespt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectExtrinsic feedbacken
dc.titleFeedback extrínseco e sua expressão no futebol de basept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875947pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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