Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorVieta, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-11T01:47:19Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70160pt_BR
dc.description.abstractApresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas.pt_BR
dc.description.abstractPresents internal communication and endomarketing as the subject of the research. Points, as general objective, the analysis of an internal communication in a university sectorial library. Also analysis and the assistance of endomarketing to improve the communication between collaborators and leadership. Justifies the reason of subject’s choice by the importance when shows that the team needs to standardize the internal communication to offer good services. Analysis the importance of internal communication to work as a team. Approaches a library as an organization when the librarian assumes as leader of the unity and collaborators. Define a qualitative approach and the case study as the best method to develop this study. As a conclusion shows the lesder’s necessity to give priority into endomarketing technics to improve internal communication among the team work. Recommends standardizes the information transmission, greater collaborators participation for taking decisions and commitment in carring their tasks through.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectEndomarketingen
dc.subjectUniversity libraryen
dc.titleA comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591371pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples