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dc.contributor.advisorWeiss, Raquel Andradept_BR
dc.contributor.authorBett, Priscila Zanrossopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-28T01:41:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69835pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso consiste em uma investigação exploratória sobre o universo da arte a partir do ponto de vista da sociologia. Ou seja, através da ótica sociológica, adentramos o universo da arte enquanto sistema, procurando apreender a especificidade dessa abordagem em relação a esse fenômeno e tentando compreender o significado de tal sistema no cenário contemporâneo. Primeiramente percorremos a história da jovem disciplina que é a sociologia da arte, cuja contribuição é imprescindível para a compreensão do fenômeno artístico. Em seguida, apresentamos a centralidade da teoria sobre a arte desenvolvida por Pierre Bourdieu, que, com a proposição do conceito de campo artístico, sugeriu a importância de pesquisar a constituição do cenário de cooperadores, agentes do campo artístico, que são os responsáveis pelos aspectos que envolvem a produção, a mediação e a recepção de objetos de arte, e que procuramos investigar de forma breve. Finalmente, apresentamos a configuração do sistema da arte moderna, abordando em seguida algumas das peculiaridades do complexo sistema da arte contemporânea. Entre os personagens encarregados do agenciamento da arte, detivemo-nos à figura do curador, agente em destaque no mundo da arte hoje.pt_BR
dc.description.abstractThis paper consists of an exploratory research on the world of art from the point of view of sociology. That is, through a sociological perspective, we enter the world of art as a system, looking to grasp the specificity of this approach in relation to the art phenomenon, and trying to understand the meaning of such a system in the contemporary scene. At first, we go through the story of the young discipline that is the sociology of art, whose contribution is essential to the understanding of the artistic phenomenon. Then we present the centrality of the theory of art developed by Pierre Bourdieu, who, with the proposition of the concept of artistic field, suggested the importance of researching the constitution of a scenario of cooperators, the agents of the artistic field, who are responsible for the aspects involving production, mediation and reception of art objects, which we seek to briefly investigate. Finally, we address the configuration of the modern art system, then some of the peculiarities of the complex system of contemporary art are taken into consideration. Among the characters in charge of the agency of art, we focus at the figure of the curator, agent featured in the current art world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt systemen
dc.subjectSociologia da artept_BR
dc.subjectCuradoria de artept_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectArtistic fielden
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectCuratorial practiceen
dc.titleAgenciamento e produção de sentido no sistema da artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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