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dc.contributor.advisorKarl, Ivana de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Viviane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-26T01:46:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69763pt_BR
dc.description.abstractA bronquiolite aguda é uma das causas mais comuns de infecção nos primeiros anos de vida, sendo, também, a responsável pela maior parte das internações hospitalares nessa fase da infância. A prática de ações educativas pode contribuir para reduzir as internações por bronquiolite. O presente estudo objetivou conhecer as ações educativas realizadas pelo enfermeiro à família de crianças com bronquiolite na emergência pediátrica. A abordagem escolhida foi a qualitativa e, dentro dessa abordagem, o método utilizado foi o exploratório-descritivo. A coleta das informações foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas com enfermeiros da Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A análise foi feita utilizando a técnica de análise de conteúdo conforme Bardin. O estudo respeitou os aspectos éticos referentes à pesquisa com seres humanos, obtendo aprovação no Comitê de Ética do HCPA e na Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados foram agrupados em duas categorias: ações educativas na emergência e fatores que interferem nas ações educativas, e dessas emergiram as seguintes subcategorias: cuidados de enfermagem, cenário de cuidados, alta da emergência, imprevisibilidade da alta e descomprometimento do enfermeiro. Em termos conclusivos, identificou-se a necessidade de repensar o processo de trabalho e desenvolver capacitações para aprimorar o cuidado de enfermagem na emergência pediátrica, buscando a prática das ações educativas à família de criança com bronquiolite.pt_BR
dc.description.abstractAcute bronchiolitis is one of the more commom causes of infection in the first years of life, and it is responsible for the most part the hospitalizations during childhood. Educational action practices can contribute to decrease the hospitalization by bronchiolits. This study aimed to know the educational actions realized by the nurse to the families of children with bronchiolitis in pediatric emergency. The chosen approach was qualitative and, within this approach, the utilized method was the exploratory-descriptive. The data collection was done through semi structured interviews realized with nurses of pediatric emergency of Hospital de Clínicas de Porto Alegre. The analysis was done through the analysis of content technic. The study followed ethical recommendations regarding to research with human beings and was submitted to the approval of the Ethic Commite of HCPA and Nursing School of Rio Grande do Sul Federal University. The results were grouped into two categories: educational actions in pediatric emergency and factors that interfere in educational actions, from which we gathered the following subcategories: nursing care, scene of care, discharge from emergency unit, unpredictability of discharge and the uninvolvement of nurses. In terms of conclusion it was identified the need to rethink the work process and to develop skills to improve nurse care in pediatric emergency, seeking the practice of educational actions to the families of children with bronchiolitis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectBronchiolitisen
dc.subjectPediatric nursingen
dc.subjectBronquiolitept_BR
dc.subjectNursingen
dc.titleAções educativas do enfermeiro à família de crianças com bronquiolite na emergência pediátricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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